É de Trás-os-Montes o melhor enchido do mundo

Foto: TasteAtlas

A alheira de Vinhais foi eleita o melhor enchido do mundo pelo guia TasteAtlas.

A iguaria transmontana ficou em primeiro lugar na categoria “Best Sausages in the World”, que distingue os melhores enchidos do mundo.

Em segundo ficou o Sai oua, do Laos; em terceiro o Sângerete, da Roménia; em quarto, o Sucuk, da Turquia.

O top 5 é fechado por Portugal, com a alheira de Mirandela.

“Reconhecimento de qualidade”

Para a Câmara de Vinhais, “este é um reconhecimento da qualidade e autenticidade deste produto”, salientando que já ganhou o título “por três vezes”.

O TasteAtlas é um site dedicado à culinária mundial, funciona como um guia online que mapeia e descreve pratos tradicionais, especialidades regionais, ingredientes e restaurantes ao redor do mundo.

O objetivo é oferecer uma visão detalhada das iguarias culinárias em diferentes regiões, destacando pratos autênticos e os locais onde podem ser apreciadas.

“A alheira de Vinhais é um enchido fumado feito com carne cozida de porco bísaro criado localmente, ligeiramente aromatizada e temperada com sal, alho e paprica. Depois de cozida a carne, adiciona-se pão à mistura antes de enfiá-la nas tripas da salsicha”, pode ler-se no guia.

E acrescenta: “A alheira de Vinhais apresenta uma cor castanho-amarelada e aroma e sabor muito agradáveis ​​e únicos. Pode ser consumida frita, assada no forno ou grelhada, sendo normalmente servida com acompanhamento de batatas cozidas ou fritas e legumes cozidos”.

O TasteAtlas também considerou o pastel de Belém o melhor doce do mundo e, por outro lado, apontou as papas de sarrabulho e a cabidela como dos “piores” pratos mundiais.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

PS de Vila Verde diz que Orçamento “esqueceu os vila-verdenses”

Próximo Artigo

Elementos da PSP e GNR vão endurecer protestos devido à falta de resposta do Governo

Artigos Relacionados
x