Mais de uma centena de pessoas compareceram esta tarde, em Barcelos, para as cerimónias fúnebres do jovem casal que morreu vítima de um deslizamento de terra, que se abateu sobre a casa onde viviam, em Esposende.
Os corpos de Fábio Veloso e Susana Gonçalves, ambos de 22 anos, ficaram em câmara ardente a partir das 10:30 na Igreja Nova de Vila Frescainha (São Pedro) e vão ser cremados em Famalicão.





Como noticiou O MINHO em primeira mão, a Polícia Judiciária de Braga está a investigar se houve ou não causas próximas, nomeadamente defeitos de construção ou obras em terrenos anexos, que possam ter levado à derrocada de terras e pedras que matou, na quarta-feira, o jovem casal em Palmeira de Faro, Esposende.
Fonte policial disse a O MINHO que a causa das mortes é óbvia, mas o mesmo já não acontece com outras possíveis falhas. Embora a Polícia não adiante eventuais suspeitas, O MINHO sabe que em causa podem estar movimentações de terras feitas, no verão, junto à casa de um vizinho, para melhorias no espaço exterior e que terão incluído a construção de uma piscina.
A PJ de Braga contará para o efeito com peritos na área da construção que vão elaborar os respetivos relatórios técnicos. “Até ao momento não há nenhuma suspeita em concreto”, especificou a mesma fonte.

A Câmara de Esposende declarou, na quinta-feira, situação de alerta municipal na zona afetada pelo incidente – Rua Artur Barros Lima, entre os lotes 6 e o 14, em Palmeira de Faro.
“Esta situação implica a interdição à zona afetada, e, consequentemente, o realojamento dos moradores da área afetada pela ocorrência, num total de oito famílias, correspondentes a outras tantas moradias”, informou a autarquia em comunicado enviado às redações na quinta-feira à noite.

A Câmara já garantiu o realojamento das pessoas afetadas. Duas famílias, de 14 membros (sete adultos e sete crianças), ficarão instaladas em alojamentos providenciados pelo município e as restantes seis famílias (dez adultos e quatro crianças) ficarão alojadas em casa de familiares ou amigos.


Como O MINHO noticiou, um deslizamento de terra e de pedras de grandes dimensões em Palmeira de Faro, Esposende, atingiu na madrugada de quarta-feira uma habitação unifamiliar, em que se encontravam seis pessoas.
Dois jovens que se encontravam no primeiro piso morreram.
As restantes pessoas – um casal entre os 40 e os 50 anos e duas crianças, de dois e 12 anos – foram retiradas ilesas.