Dois detidos e 9 carrinhas apreendidas na operação que desmantelou grupo criminoso no Minho

Furtavam viaturas a pedido
Foto: GNR

A GNR deteve dois homens, de 32 e 40 anos, por suspeitas de furto, recetação e desmantelamento de viaturas, no distrito de Braga, e apreendeu nove viaturas ligeiras de mercadorias, anunciou hoje esta força de segurança.

“No âmbito de uma investigação por furto, recetação e desmantelamento de viaturas, que decorria há cerca de nove meses, os militares da Guarda deram cumprimento a 10 mandados de busca, sete domiciliárias e três em armazéns, nos concelhos de Amares [local das detenções], de Braga, de Felgueiras e de Vila Verde”, refere a GNR, em comunicado.

Como O MINHO noticiou em primeira mão, valor total das viaturas furtadas ascende a cerca de 120 mil euros e já vinham a ser realizados desde dezembro de 2023. Dois homens furtavam as viaturas por solicitação de cinco outros.

Foto: GNR

Estes cinco, indiciados por crimes de recetação, aproveitariam para desmantelar depois as viaturas furtadas, aproveitando as peças, que por sua vez colocavam noutros veículos das mesas marcas e modelos, ocultando assim a sua proveniência ilícita.

As investigações criminais apuraram que antes de serem levados os veículos furtados para o seu destino final, ficavam alguns dias em outros locais para o caso de terem localizador de GPS e de serem recuperados.

As buscas decorreram em casas e estabelecimentos dos sete suspeitos, dois por crimes de furtos qualificados e cinco por crimes de recetação de artigos furtados com epicentro em Braga, em especial na zona da União de Freguesias de Morreira e Trandeiras.

Durante a operação, os militares da GNR apreenderam nove viaturas ligeiras de mercadorias, peças, acessórios e outros componentes pertencentes a viaturas.

Foram também aprendidas duas espingardas, um revólver, 20 munições, documentos, telemóveis, dois mil euros em numerário o e outras ferramentas utilizadas no desmantelamento de automóveis.

No decorrer da ação, foram ainda identificados e constituídos arguidos quatro homens, com as idades entre os 30 e os 45 anos, por suspeita da prática dos mesmos crimes, acrescenta o Comando Territorial de Braga da GNR.

Os detidos serão presentes, na quarta-feira, no Tribunal Judicial de Amares, para aplicação de medidas de coação.

A operação contou com o reforço do Comando Territorial do Porto da GNR.

Com Joaquim Gomes

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x