“Do Bira ao Samba” regressa a Braga na sexta-feira

Une cultura minhota e brasileira
“do bira ao samba” regressa a braga na sexta-feira
Foto: DR / Arquivo

Os Bomboémia – Grupo de Percussão da UMinho, integrado na ARCUM – Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho, promove na sexta-feira e sábado a 10.ª edição do festival “Do Bira ao Samba”, na Praça Municipal, em Braga.

O programa foi apresentado esta segunda-feira, em conferência de imprensa que decorreu na Biblioteca Pública de Braga.

Ana Ferreira, chefe de gabinete da presidência, marcou presença na sessão, destacando “toda a dinâmica cultural e artística que os grupos da ARCUM trazem à cidade, indo ao encontro da Estratégia Cultural do Município 2030”.

Exemplo disso mesmo é o Festival “do Bira ao Samba”, uma iniciativa que a responsável considerou “muito enriquecedora e atrativa”, que celebra “a cultura tradicional do Minho e das colectividades, unindo vários grupos alguns internacionais em torno da nossa identidade, sempre de uma forma inovadora”.

Ana Ferreira salientou ainda a longevidade do festival que está a festejar dez anos e que “é já uma marca da dinâmica cultural de Braga”.

A conferência de imprensa contou ainda com as presenças do presidente da ARCUM, Afonso Silva, da diretora dos Bomboémia, Inês Cortes, da diretora do festival, Vanessa Faria, e do curador da exposição Manuel Ferreira.

O programa arranca pelas 18:00 de sexta-feira com o Arraial Minhoto. Pelas 21:30 atuam os Bomboémia, Filipa Torres e Urze de Lume.

No sábado, todos sambam com “’Tas Aqui ‘Tas a Sambar”. Destaque para o Cortejo de Carnaval Fora D’Época que conta com dez grupos participantes e ainda “Samba à Gomes de Sá” e DJ Biggie.

O festival de artes performativas “Do Bira ao Samba” funde as culturas e tradições portuguesas e brasileiras, através da música, da dança e da percussão. Nasceu em 2015, após o Festival Universitário de Artes Performativas (Braga, 2012), e anualmente traz dois dias de grande animação pelas ruas da cidade.

Até sábado, está patente na Biblioteca Pública de Braga a exposição “20 Anos Bomboémia”, uma mostra comemorativa dos 20 anos da colectividade, com registo dos principais momentos, das pessoas e depoimentos que fazem a história dos Bomboémia.

A exposição mostra a “identidade do projeto e as actividades que organiza e nas quais participa, recuperando memórias e fixando-as na história da academia”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Braga: comprou um gato de raça por 700 euros com transferência falsa

Braga: Comprou um gato de raça por 700 euros com transferência falsa

Próximo Artigo
Igreja românica em barcelos recebe teatro popular

Igreja Românica em Barcelos recebe teatro popular

Artigos Relacionados