Dimitris Papaionnou no Theatro Circo em Braga

O espetáculo “Still Life”, do coreógrafo grego Dimitris Papaioannou, leva ao Theatro Circo, em Braga, na quinta e na sexta-feira, dois espetáculos únicos sobre o mito de Sísifo, homem condenado pelos deuses a uma “estranha forma” de imortalidade.

Em comunicado, o Theatro Circo explica que a obra de Papaionnou encerra o ciclo “A Dança Dança-se com os Pés” que integrou a programação que celebra os cem anos daquela casa de espetáculos e levou a Braga alguns dos “maiores nomes” da dança contemporânea nacional e internacional.

A performance surge de uma meditação sobre o mito de Sísifo, sentenciado pelos deuses a uma estranha forma de imortalidade: “Ele empurraria uma enorme pedra, montanha acima, porém, chegado lá acima, a pedra voltaria a rebolar montanha abaixo num processo que se repetiria pela eternidade”, lê-se.

“É um trabalho sobre trabalho, sobre o confronto com a matéria física de forma a elevar a nossa existência; uma tentativa de aproximação ao teatro que gera energia meditativa através de ações simples, encorajando uma viagem emocional através de ilusões óticas”, explica Papaioannou.

Em “Still Life”, o coreógrafo “transporta para palco uma paisagem deserta, debaixo de um céu expansivo, onde humanos carregam o peso de materiais elementares na tentativa de se ligarem com a leveza do cosmos que os envolve”.

No palco, explana o texto, “corpos equilibram-se e separam-se, criando ilusões óticas que parecem iluminar delicadamente a sisífiana busca por sentido”.

Segundo o Theatro Circo, para criar “Still Life”, Papaioannou “encontrou no equilíbrio entre simplicidade, interação com matérias reais e silêncios musicalmente compostos a base para uma reflexão sobre Albert Camus e o trabalho humano”.

Dimitris Papaioannou coreografou Cerimónias de Abertura e de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e, em 2015, ano em que foi nomeado “Coreógrafo do Ano” pela revista italiana “Danza & Danza”, foi o responsável pelo espetáculo de abertura dos primeiros Jogos Europeus, em Baku.

O corógrafo frequentou a Escola de Belas Artes de Atenas e teve formação com o pintor grego Yannis Tsarouchis tendo sido membro fundador da “Edafos Dance Theatre” (1986-2002) e criado todas as 17 produções da companhia que “deixou uma marca indelével no cenário artístico grego”, angariando vários prémios e convites para festivais internacionais.

Entre os trabalhos de Dimitris Papaioannou encontram-se obras como “2” (2006), “Medea” (2008), Nowhere (2009), “Inside” (2011) e “Primal Matter” (2012).

Nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro, o coreógrafo grego Dimitris Papaioannou apresenta o espetáculo STILL LIFE, em exclusivo nacional, no Theatro Circo. Absolutamente a não perder!Garanta já o seu lugar em: http://theatrocirco.bol.pt/Comprar/Bilhetes/32183-still_life-theatro_circo/Sessoes

Publicado por Theatro Circo – Página Oficial em Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2016

 

Os ingressos para “Still Life” custam 15 euros e 7,5 euros para quem tiver o Cartão Quadrilátero. Estão disponíveis em www.theatrocirco.bol.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x