Seguir o O MINHO

Esposende

Detido por capturar aves selvagens em Esposende

Em Fão

em

Foto: Divulgação/GNR

A GNR deteve em Fão, Esposende, um homem de 57 anos por captura de aves selvagens, tendo ainda recuperado cinco pintassilgos que foram restituídos ao seu habitat natural, anunciou hoje aquela força.


Em comunicado, a GNR acrescenta que a operação resultou ainda na recuperação de uma rede “camaroeira” e alçapão e de um aparelho rádio eletrónico “usado como chamariz”.

Foto: Divulgação/GNR

O detido foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Esposende.

Anúncio

Cávado

Esposende apoia associações do concelho com 170 mil euros

Política

em

Foto: O MINHO / Arquivo

A câmara de Esposende vai apoiar instituições e coletividades do concelho com perto de 170 mil euros, contemplando apoio diretos e isenção de taxas e pagamento de seguros, foi hoje divulgado.

Em comunicado, aquela autarquia explica que os apoios serão dados aos bombeiros de Fão e de Esposende, à Santa Casa da Misericórdia, ao Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, ao Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, e ao Centro Social da Juventude de Mar.

Além daquelas associações, a autarquia vai, em caso de haver pedidos nesse sentido, isentar de taxas associações religiosas, culturais, desportivas e recreativas, instituições particulares de solidariedade social, escolas e agrupamentos de escolas, desde que legalmente constituídas.

Segundo o texto, a câmara “vai assegurar diretamente” os encargos financeiros referentes aos seguros de acidentes de trabalho, da frota automóvel, de responsabilidade civil de transporte de doentes e das embarcações das associações.

No caso da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende, o apoio será de 9.770 euros e à Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão será de 9.976 euros.

A Santa Casa da Misericórdia de Esposende será contemplada com um apoio no montante de 11.124 euros, “destinados a financiar a requalificação em curso das suas valências e do espaço infantil”, e a Santa Casa da Misericórdia de Fão vai receber 25 mil euros, “destinados à requalificação dos espaços de lavandaria”.

O Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro receberá o apoio financeiro de 10.750 euros, “como comparticipação de 50% da aquisição de uma viatura de nove lugares, para o transporte dos seus utentes”, assim como o Centro Social de Belinho vai receber 13.508 euros, também o referente a 50% do valor de um veículo de nove lugares.

Ao Centro Social da Juventude Unida de Marinhas a autarquia dará um subsídio de 31.871 euros, para a obras de requalificação para acolher a Academia Mente Ativa.

Já o Centro Social da Juventude de Mar irá receber o montante de 57.810 euros, para comparticipar em 50% o valor para aquisição de um autocarro.

Continuar a ler

Cávado

Câmara de Esposende aprova orçamento de 30 milhões de euros para 2021

Oposição critica falta de investimento na Saúde e Ação Social

em

Foto: DR / Arquivo

A Câmara de Esposende aprovou hoje um orçamento de 30 milhões de euros para 2021, o “maior de sempre”, mas com a oposição a criticar a falta de investimento na Saúde e Ação Social.

De acordo com a informação veiculada pelo município, o executivo aprovou em reunião, com o voto contra da oposição Juntos Pela Nossa Terra, os documentos do Orçamento municipal, das Grandes Opções do Plano, Mapa de Pessoal e as posições integradas da autarquia na Esposende Ambiente e a Esposende 2000.

Em termos de “política fiscal”, a autarquia destacou uma “estabilidade ímpar” mantida para 2021, “nivelada pelos mais baixos impostos e taxas que é permitido a um município praticar ao abrigo da legislação em vigor”, apontando que o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é de 0.30, a ausência de Derrama assim como as isenções de pagamento de ocupação de espaço publico ou de publicidade.

“Este é um orçamento que não desinveste em nenhum setor em particular, antes pelo contrário, incrementa mesmo o investimento em algumas áreas de intervenção, desde a Cultura à Educação, do Desporto à Atividade Económica, da Coesão Social à Proteção Civil”, assegurou o presidente da autarquia, Benjamim Pereira (PSD).

Em declarações à Lusa, o vereador da oposição, Rui Pereira, afirmou que o orçamento apresentado é “avultado no valor, à semelhança dos anteriores, que foram altos em valor e muito fracos na execução”.

“Como nos anteriores, estão inscritos investimentos que têm vindo a ser inscritos mas que há dois ou três anos deviam estar concretizados. Vão sendo arrastados ano após ano”, disse.

Rui Pereira criticou ainda as opções da maioria do executivo em matérias de Saúde e Ação Social.

“Aquilo que deviam ser apostas concretas num ano que ainda será de pandemia ou pós-pandemia, com muitos desafios na área da Saúde e da Ação Social, isso não se reflete no documento”, disse.

“O Orçamento para 2021 continua a ser um documento de obras e pavimentações e que vive à custa dos impostos dos munícipes”, finalizou.

Continuar a ler

Cávado

Camião que transportava madeiras arde na A28 em Esposende

Em Vila Chã

em

Foto: O MINHO

Um veículo pesado de mercadorias, carregado com madeiras, ardeu na autoestrada em Vila Chã, concelho de Esposende, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Pelo que foi possível apurar, o camião seguia na A28, sentido Viana-Esposende, quando a cabine começou a incendiar-se, levando a que o motorista parasse a viatura.

De acordo com fonte dos bombeiros, a cabine do motorista ardeu por completo, assim como “a parte da frente da carga”.

A restante madeira, que seguia na parte traseira, foi salva após isolamento térmico dos bombeiros.

No local estiveram os Bombeiros de Esposende com sete operacionais apoiados por um veículo tático e um veículo urbano de combate a incêndios.

O trânsito esteve condicionado numa das faixas de rodagem no sentido Viana-Esposende até perto das 13:00 horas, para trabalhos dos bombeiros.

O destacamento de trânsito de Viana do Castelo da GNR registou a ocorrência.

O alerta foi dado às 07:45.

Continuar a ler

Populares