Seguir o O MINHO

Braga

Desentendimento entre irmãos acaba no posto da GNR em Terras de Bouro

Agressões

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Dois homens estiveram envolvidos em agressões ao final da noite desta sexta-feira, em Terras de Bouro, resultando no transporte de um deles para o hospital.


Ao que apurámos, os dois indivíduos, irmãos que residem na mesma casa, desentenderam-se, acabando por se gerar um conflito que terminou em agressões.

Militares da GNR em Terras de Bouro foram chamados ao local, na rua de Corredoura, em Moimenta, acabando por levar os dois envolvidos para o posto.

Por um dos envolvidos apresentar alguns ferimentos, acabou por ser solicitada a presença dos Bombeiros de Terras de Bouro, com uma ambulância.

O homem, cuja idade não foi possível apurar, foi transportado para o Hospital de Braga, considerado ferido ligeiro.

A GNR registou a ocorrência, mas ninguém terá sido detido.

Anúncio

Braga

Póvoa de Lanhoso recebeu hoje os primeiros doentes covid para “aliviar hospitais” da região

Covid-19

em

Foto: CM Póvoa de Lanhoso

A unidade de cuidados moderados instalada na antiga residência universitária do ISAVE, na Póvoa de Lanhoso, recebeu hoje os primeiros doentes covid vindos de hospitais da região, anunciou a autarquia local.

A cargo da Santa Casa da Misericórdia de Póvoa de Lanhoso e da Câmara, esta unidade pretende “aliviar os hospitais” que se encontram quase lotados com este tipo de doentes, como é o caso do Hospital de Guimarães, que transferiu hoje utentes para esta nova unidade.

“A Póvoa de Lanhoso, é mais uma vez, um exemplo no apoio e combate à pandemia que todos assombra. Um trabalho fantástico, realizado pela instituição povoense em parceria com a Câmara Municipal, que pretende aliviar os hospitais da região”, refere a autarquia.

O edifício já teve verificação técnica da ARS Norte, conforme avançou o provedor da SCMPL a O MINHO: “Tem ótimas condições”.

Foto: CM Póvoa de Lanhoso

Para aquela unidade vão ser contratados 40 enfermeiros, 50 auxiliares de ação médica e entre oito a 10 médicos.

O acordo é de três meses renováveis. “Depende muita da pandemia. Se evoluir negativamente, podemos passar para 120 e no limite para 160 camas”, adianta o provedor Humberto Carneiro, informando que o investimento nas instalações é de 200 mil euros.

O Estado pagará, depois, por utente, podendo a Misericórdia acabar por não reaver o valor total do investimento.

“À partida é difícil [cobrir o investimento], mas estamos a cumprir uma missão nacional, portanto o setor social tem que se aliar ao Estado, neste caso ao SNS, no que é uma dificuldade que nos atinge a todos. As Misericórdias fazem parte da solução”, realça o provedor, destacando que tal só é possível graças ao “empenho da Câmara junto da entidade que é proprietária do imóvel” no sentido de o disponibilizar.

Continuar a ler

Braga

Carro capotado na circular de Braga

Acidente

em

Foto cedida a O MINHO por André Novais

Um automóvel capotou após despiste na circular de Braga, junto ao nó que dá acesso ao Braga Parque, ao final da tarde desta sexta-feira, provocando ferimentos numa pessoa.

No local estiveram Bombeiros Sapadores de Braga com uma equipa de desencarceramento e uma ambulância, havendo registo de um ferido, transportado para o hospital local com ferimentos ligeiros.

Foto cedida a O MINHO por André Novais

O trânsito encontra-se condicionado no sentido Norte-Sul.

O alerta foi dado às 19:18.

(notícia atualizada às 20h32 com mais informação)

Continuar a ler

Braga

Empreendedorismo aproxima Braga do Irão

Diplomacia

em

Foto: Divulgação / InvestBraga

O embaixador do Irão, Morteza Damanpak Jami, visitou esta sexta-feira, 20 de novembro, a cidade de Braga, com visitas à InvestBraga, Startup Braga e ao Município.

Em comunicado, a InvestBraga refere que esta visita “permitiu mostrar o dinamismo da cidade e da região, nomeadamente as suas vantagens competitivas e o ecossistema económico e empresarial”.

Acompanhado pelo primeiro-secretário e conselheiro da Embaixada, Mohammad Farahat, o embaixador esteve reunido com Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga e com Gil Carvalho, responsável pela área da Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga.

Durante a reunião foram apresentados os principais atores económicos, científicos e culturais do concelho de Braga, “de forma a promover aquilo que de melhor se faz na região”, refere a mesma nota.

Na Startup Braga, a comitiva conheceu o ecossistema empreendedor da região que, como sublinhou Ricardo Rio, presidente do Câmara e da InvestBraga, é semelhante ao da cidade iraniana Yazd.

“Yazd é uma cidade com uma grande história e um grande dinamismo, com uma presença muito forte do ponto de vista da cultura, da investigação e do empreendedorismo, áreas que Braga tem valorizado nos últimos anos e que podem ser fortalecidas entre as cidades e os seus agentes”, referiu o edil.

Ricardo Rio destacou ainda que o concelho está “fortemente empenhados em construir uma relação duradoura com diversos países e agentes económicos, no sentido de colocar Braga no radar do investimento internacional”.

A parte da tarde foi reservada para a visita a outros pontos de atratividade da cidade, como a reitoria da Universidade do Minho e a visita à empresa bysteel, do dst group.

Recorde-se que a visita do Embaixador do Irão a Braga insere-se no âmbito de uma iniciativa dinamizada pela InvestBraga, que tem como missão promover o contacto do corpo diplomático com a realidade bracarense enquanto vetor estratégico de promoção da cidade e dos seus ativos.

Continuar a ler

Populares