Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Cumpriu-se a tradição dos mergulhos no cais da Ribeira de Viana

Retomada por grupo de amigos

em

Foto: Arménio Belo

É uma tradição com muitos anos, mas oficializada em 2017. O mergulho coletivo no cais da Ribeira de Viana do Castelo juntou dezenas de pessoas nesta tarde de sábado, umas para mergulhar no rio Lima, outras para assistir.

“Remember mergulho no cais” foi criado por um grupo de amigos em 2017, para relembrar os dias passados enquanto crianças a mergulhar a partir daquele cais, momentos complementados por jogos de futebol no antigo campo da Agonia e até no Castelo de Santiago da Barra, esses escondidos, por se tratar de património cultural.

Foto: Arménio Belo

Foto: Arménio Belo

Em 2018, Hugo Barros, um dos amigos que lançou a iniciativa, disse à Agência Lusa que “a ribeira já não tem o encanto desses tempos”.

“Muitos dos que lá nasceram saíram, há poucos jovens e mais idosos. Apesar de ribeira estar mais modernizada que compra lá casa não tem ligações à ribeira”, explicou.

Foto: Arménio Belo

Foto: Arménio Belo

Foto: Arménio Belo

Hugo Barros manifestou o desejo de todos os que se encontram neste dia: “Só queremos conviver uns com os outros, manter vida a amizade que nos une há muitos anos e recordar os dias felizes que vivemos”.

Foto: Arménio Belo

Foto: Arménio Belo

Foto: Arménio Belo

“Hoje em dia, muitos só nos encontramos nas festas da Senhora da Agonia, na noite da confeção dos tapetes floridos confecionados em honra da padroeira dos pescadores. Esta é uma forma de mantermos a ligação”, considerou.

EM FOCO

Populares