Um mês após a criação de uma Linha de Apoio Psicológico gratuito para ajudar as pessoas a cuidar da sua saúde mental durante a pandemia da covid-19, a clínica Oldcare regista um “balanço positivo” da atividade deste serviço.
“A maior parte das chamadas vem de pessoas com doenças mentais pré-existentes e que precisam de apoio médico. Também foram registados muitos telefonemas de pessoas que estão em crise de ansiedade devido ao isolamento social, e, ainda, contactos de pessoas que vivem momentos emocionalmente difíceis devido à perda de familiares próximos”, explica Susana Dias, diretora da clínica, que recebe, em média, pelo menos uma chamada diária.
A Linha foi criada para ajudar às pessoas a lidar com os medos em relação à covid-19: “ Sabemos que o isolamento social, a abrupta suspensão de rotinas e mudança de hábitos e a insegurança em relação ao futuro são aspetos que contribuem para aumentar a ansiedade e o stress”, explica.
O gestora salienta que, “algumas das chamadas telefónicas vieram de outros pontos do país e, inclusive, do estrangeiro. Todos os casos são orientados e encaminhados. Para tal, a Oldcare – que é um dos projetos da Geração Made IN, programa de apoio à economia promovido pela autarquia local – atua em articulação com duas instituições de Famalicão, fazendo o reencaminhamento de algumas situações.
Além de chamadas de apoio psicológico, por vezes, surgem outro tipo de necessidades. Por isso, a Oldcare agradece à Refood e à Humanitave, instituições que têm apoiado na resolução dessas situações.