Costa e Marcelo felicitam Fernando Pimenta: “Enche os portugueses de orgulho”

Canoísta de Ponte de Lima conquistou medalha de bronze

O primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitaram hoje o canoísta Fernando Pimenta pela medalha de bronze em K1 1.000 metros nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

“Parabéns ao canoísta Fernando Pimenta pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020. Uma medalha olímpica é o corolário de um longo trajeto de esforço, de entrega e muito trabalho. É um sonho concretizado que enche Portugal e os Portugueses de orgulho”, refere o primeiro-ministro, numa mensagem divulgada na rede social Twitter.

Já o Presidente da República felicitou o canoísta por ter alcançado “o merecido pódio que lhe fugiu no Rio de Janeiro. Mais um exemplo de persistência e superação”.

“Em nome de Portugal e dos Portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita e agradece a Fernando Pimenta”, refere a nota publicada no site da Presidência.

Também a Câmara de Ponte de Lima já se congratulou “pelo feito desportivo de grande significado atingido” pelo filho da terra.

“Esta que é a segunda medalha olímpica da sua carreira, marca mais um momento alto no percurso deste formidável atleta limiano, iniciado e consolidado enquanto atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima”, refere o município limiano, acrescentando que “o atleta continua no auge das suas faculdades e a nossa grande convicção é a de que a manutenção deste nosso conterrâneo nas posições cimeiras do seu desporto prolongar-se-á por muitos anos, ao ponto de vir ainda a dar grandes alegrias a Ponte de Lima e ao país”.

“Também de parabéns está o treinador Hélio Lucas, que sempre desempenhou um papel importante na formação e orientação do atleta”, salienta a nota enviada às redações.

Fernando Pimenta, de 31 anos, que se tinha sagrado vice-campeão olímpico em Londres2012, em K2 1.000 metros, ao lado de Emanuel Silva, terminou a prova de K1 1.000 metros de Tóquio2020 em 3.22,478 minutos, apenas atrás dos húngaros Balint Kopasz, novo recordista olímpico, com 3.20,643, e Adam Varga (3.22,431).

Com três medalhas conquistadas em Tóquio2020 – o judoca Jorge Fonseca alcançou a de bronze na categoria de -100 kg e Patrícia Mamona arrebatou a de prata no triplo salto – Portugal já igualou o melhor pecúlio em Jogos Olímpicos, reeditando as três subidas ao pódio de Los Angeles1984 e Atenas2004.

Portugal passou a contar com um total de 27 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos (quatro de ouro, nove de prata e 14 de bronze), duas das quais na canoagem, ambas com a participação de Fernando Pimenta, que integra agora o restrito grupo de atletas lusos com dois pódios no maior evento desportivo mundial, juntamente com os atletas Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro e o cavaleiro Luís Mena Silva.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x