Condenado a prisão efetiva por ameaçar uma guarda-prisional

Condenado a prisão efetiva por ameaçar uma guarda-prisional

Um recluso foi condenado, em Braga, com a pena de um ano de prisão efetiva por crimes de ameaça e de difamação a uma guarda-prisional no Estabelecimento Prisional de Braga.

Joaquim Dias Garcia, com 31 anos, natural de Braga, agora detido no Estabelecimento Prisional de Izeda, em Bragança, confessou no seu julgamento ter ameaçado e difamado uma guarda-prisional, por esta o ter descoberto com droga escondida, na Cadeia de Braga.

A guarda-prisional apercebeu-se, na manhã de 16 de setembro de 2016, que o recluso se estaria a comportar de forma algo comprometido, pelo que avisou um guarda-prisional e este, ao revistá-lo, apreendeu-lhe uma pequena quantidade de droga, escondida no bolso.

Nessa ocasião, o recluso, tal como confirmou na audiência, ameaçou a guarda-prisional, dizendo-lhe que “lá fora vão dar cabo de ti”, após o que disse a um outro guarda-prisional “ter-lhe comprado droga por duas vezes” e “um telemóvel por 500 euros” à guarda, o que agora reconheceu não corresponder à verdade, mas apenas então o disse para “vingar-se”. 

O juiz-presidente, Emídio da Rocha Peixoto, explicou que a pena de prisão efetiva se fica a dever não só ao comportamento concreto deste recluso, como ao crescente número de casos de agressões, ameaças e injúrias a guardas-prisionais a nível nacional e em especial na Comarca de Braga, daí a efetividade da condenação, conforme destacou o magistrado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Fundo social de emergência da uminho apresentado no world economic forum

Fundo Social de Emergência da UMinho apresentado no World Economic Forum

Próximo Artigo
Carlos morais vieira reeleito presidente da distrital do psd de viana do castelo

Carlos Morais Vieira reeleito presidente da distrital do PSD de Viana do Castelo

Artigos Relacionados