Alto Minho
Carlos Morais Vieira reeleito presidente da distrital do PSD de Viana do Castelo
Carlos Morais Vieira, que encabeçou a única lista concorrente à liderança da distrital do PSD de Viana do Castelo, foi este sábado eleito com 549 votos, disse o próprio.
De acordo com Carlos Morais Vieira, apoiante de Rui Rio nas eleições para a liderança do PSD, “votaram 666 dos cerca de 2.500 militantes do Alto Minho”.
Foto: DR
Líder da distrital social-democrata desde janeiro de 2014, Carlos Morais Vieira encabeçou a lista A com o lema “Continuar a fortalecer e a afirmar o PSD no distrito de Viana do Castelo”.
Para o conselho de jurisdição venceu a lista A, encabeçada por Horácio Faria, com 489 votos contra os 140 votos alcançados pela lista B, liderada por Domingos Cachadinha, apoiante da candidatura de Santana Lopes à liderança do partido.
O concelho de Viana do Castelo foi o único a registar duas listas de delegados à assembleia distrital. A lista A venceu com 114 votos e elegeu 25 delegados e a lista B obteve 81 votos, elegendo 17 delegados para aquele órgão partidário.
Para o líder reeleito, o resultado “vem demonstrar a confiança expressiva dos militantes no trabalho que tem vindo a ser realizado”, considerando que a vitória “aumenta” a responsabilidade ditada neste ciclo por dois atos eleitorais: as europeias e as legislativas, que classificou como “muito importantes”.
“O mandato desta comissão política termina em 2020 mas as próximas eleições autárquicas, em 2021, têm de ser preparadas com muita antecedência, atendendo a que o PSD cresceu substancialmente, nas últimas eleições, passando de duas para quatro câmaras municipais. Nas próximas autárquicas teremos mudanças de ciclo em dois concelhos do distrito. Em Viana do Castelo, onde o PSD não é poder há mais de 24 anos e, em Ponte de Lima, onde o PSD tem de aspirar a vencer, pela primeira vez, aquela Câmara”, salientou.
O primeiro subscritor da candidatura de Carlos Morais Vieira foi o deputado do PSD, eleito pelo distrito de Viana do Castelo, Luís Campos Ferreira, enquanto o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, assumiu as funções de mandatário e o autarca de Ponte da Barca, Augusto Marinho, de presidente da Comissão de Honra.
Da equipa fazem ainda parte o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, eleito para a presidência da mesa da assembleia distrital, e os autarcas de Monção António Barbosa e de Valença, Jorge Mendes, nos cargos de vice-presidentes.
A distrital PSD foi liderada durante seis anos por Eduardo Teixeira, que por ter atingido o limite de três mandatos consecutivos para aquele órgão não pôde concorrer em 2014.
Carlos Morais Vieira, empresário, demitiu-se em março de 2013 da concelhia de Viana do Castelo, alegando “discordâncias” na estratégia autárquica, depois da homologação da candidatura de Eduardo Teixeira à câmara, nas autárquicas desse ano.
Nas eleições de 2017, o PSD de Viana do Castelo apresentou duas listas de candidatos à Assembleia Municipal daquele concelho.
Uma das listas, apresentada pelo candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo, homologada pelos órgãos nacionais e aprovada pela distrital, era encabeçada por Eduardo Viana, ex-secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade do anterior governo PSD/CDS-PP e atual deputado municipal.
A outra, liderada pelo presidente da concelhia e ex-deputado na Assembleia da República, Eduardo Teixeira.
O Tribunal de Viana do Castelo rejeitou a lista apresentada e liderada por Eduardo Teixeira, por “irregularidade insuprível”. Também o Tribunal Constitucional “negou provimento” ao recurso.
Após as autárquicas, Carlos Morais Vieira responsabilizou Eduardo Teixeira, pela perda de um dos três vereadores que o partido detinha no anterior executivo municipal, de maioria socialista.
-
CávadoHá 1 dia
‘Gigante’ alemã dos produtos baratos abre loja em Barcelos (e está a recrutar)
-
AveHá 1 dia
Colégio compra bosque com campo e rio em Famalicão para aulas ao ar livre (ou só para ir apanhar ar)
-
GuimarãesHá 2 dias
Guimarães: Nova ecovia de 232 metros custou 630 mil euros e permite ver “a cidade de cima”
-
BragaHá 23 horas
Cinco feridos em acidente com ambulância em Braga