Concessão de transportes em Guimarães já tem visto do Tribunal de Contas

Exploração deverá começar em janeiro de 2022
Concessão de transportes em guimarães já tem visto do tribunal de contas
Foto: Guimabus

O Tribunal de Contas emitiu o visto para a nova concessão do serviço público de transportes de passageiros, contratualizado pelo Município de Guimarães com a empresa GUIMABUS – Empresa Transportes de Guimarães, Unipessoal Lda, sociedade comercial constituída pelo adjudicatário Vale do Ave Transportes, Lda, foi hoje anunciado.

O presidente da Câmara, Domingos Bragança, citado em comunicado da autarquia, destaca “mais uma importante e decisiva fase” no processo da revolução no transporte público de passageiros.

“Trabalhamos muito para ajustar a nossa rede de transporte coletivo de passageiros em todo o concelho, no sentido de garantir maior coesão ao território, inovação e conforto no seu uso, assim como a aposta na sustentabilidade ambiental visando a descarbonização com a presença relevante de autocarros 100% elétricos na frota da operação parcial através da aquisição de 22 autocarros elétricos. Usar o transporte público passará a integrar um conceito ambiental para além do económico. O processo da contratualização foi complexo e moroso, sujeito a diferentes validações, designadamente da autoridade reguladora, culminando agora esta fase com o visto do Tribunal de Contas”, acrescenta.

A partir do momento da notificação, a GUIMABUS deverá comunicar a data de início de exploração da operação, num período de 4 a 9 meses, prevendo que a mesma venha a ocorrer em janeiro de 2022.

A concessão, adjudicada pelo valor de 15 milhões, acrescido de IVA à taxa legal em vigor (6%), terá um período de 10 anos, consigna um serviço de transporte público de âmbito municipal, em articulação com o serviço intermunicipal, sob tutela da Autoridade de Transportes da CIM do Ave.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Póvoa de lanhoso defende construção da via do ave

Póvoa de Lanhoso defende construção da Via do Ave

Próximo Artigo
Feira de velharias de barcelos volta a realizar-se no domingo

Feira de velharias de Barcelos volta a realizar-se no domingo

Artigos Relacionados