Comunidade intermunicipal quer trocar Museu dos Biscainhos por prédios do Estado em Braga

CIM Cávado pede ajuda ao Governo
Comunidade intermunicipal quer trocar museu dos biscainhos por prédios do estado em braga
Foto: Divulgação / Noite Branca de Braga

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado pediu ao Governo, que se reúne em Braga no dia 04 de maio, a permuta da Casa Museu dos Biscainhos – propriedade da CIM – por diversos imóveis propriedade do Estado Português, inclusive a sede da entidade intermunicipal, na Rua do Carmo, em Braga.

No documento, a CIM diz ter aprovado, em 13 de abril, a homologação dos valores propostos pela DGTF (Direção Geral do Tesouro e Finanças), pelo que está disponível para, de imediato, proceder à concretização deste processo. E conclui: “Necessitamos da ajuda do governo para isto”.

O segundo pedido prende-se com um espaço de CoWork (zona de trabalho partilhado) a financiar pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

O projeto tem um investimento total aprovado pelo PRR de 127 mil euros, mas o custo da empreitada atinge os 298 mil, a que acresce o IVA.

Implica, ainda, mais 20 mil euros (mais IVA) para apetrechamento do espaço. O prazo de conclusão da obra é a 30 de junho de 2023.

Fonte ligada ao processo disse a O MINHO que a CIM Cávado está a remodelar parte do edifício onde está a sua sede – que estava devoluto há décadas e era ocupado pela Administração Florestal de Braga/Direção Regional de Agricultura – e cuja gestão está, por despacho da Direção Geral de Tesouro e Finanças, entregue à CIM Cávado. A transferência de propriedade está envolvida no processo, em curso, de permuta com o Museu dos Biscainhos.

Salienta que a intervenção se destina à criação de um espaço de Coworking com autonomia funcional do restante edificado, ao nível do piso zero.

E conclui, solicitando: “Dada a importância da intervenção, seria necessário um reforço do valor de financiamento do PRR, conforme já pedido no passado”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Avião russo atinge acidentalmente cidade russa

Avião russo atinge acidentalmente cidade russa

Próximo Artigo
Ministro diz que “não há motivos de preocupação clínica” sobre casos de lepra em portugal

Ministro diz que “não há motivos de preocupação clínica” sobre casos de lepra em Portugal

Artigos Relacionados