Os moradores de um prédio na Rússia foram retirados após este ter sido atingido pela explosão de um projétil de um avião militar russo em Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, afirmaram hoje as autoridades locais.
“A evacuação [do edifício] foi supervisionada por especialistas do Ministério para Situações de Emergência”, declarou o governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov.
Devido à explosão, ocorrida na noite de quinta-feira, uma mulher ficou ferida na cabeça e foi hospitalizada “em estado considerado de gravidade moderada”. Outra mulher sofreu queimaduras, mas recusou a receber cuidados no hospital.
O governador acrescentou hoje que uma idosa precisou também ser hospitalizada devido a uma crise de hipertensão e está sob observação médica.
A força da onda de choque foi tamanha que um carro que estava estacionado próximo do local da explosão foi parar ao telhado de um prédio próximo.
O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um comunicado à imprensa afirmando que a explosão foi causada por um projétil de um avião de guerra russo.
“Em 20 de abril de 2023, aproximadamente às 22:15, horário de Moscovo (20:15 em Lisboa), durante um voo da aeronave Su-34 das Forças Aeroespaciais sobre a cidade de Belgorod, ocorreu um lançamento anormal de munição do avião”, referiu o ministério russo.
A tutela instaurou uma investigação para esclarecer as causas do incidente.