Seguir o O MINHO

Barcelos

Comerciantes de Barcelos querem reabrir a 17 de março

Covid-19

em

A Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) veio esta quarta-feira a público manifestar-se de acordo com a proposta da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) para a reabertura das lojas de comércio não essencial no próximo dia 17 de março.

Esta decisão dos comerciantes e industriais de Barcelos surge “considerando o atual nível da situação pandémica”, que, alegam, “tem melhorado significativamente”.

Em comunicado enviado às redações, a ACIB destaca  os setores de Comércio, Serviços e Restauração como os que atravessam “uma grave crise económica e de sustentabilidade”.

“O impacto previsível nos níveis de emprego estima-se como muito negativo”, alerta a associação, relembrando que o comércio está “fechado quase na totalidade”, assim como a restauração que, recorda, está “apenas em serviço de take-away” e que isso “não é mais suportável”.

“Os empresários estão numa situação de grande desânimo, sujeitos a uma enorme pressão ao nível do cumprimento das suas obrigações e com muito stock por vender”, assinala a ACIB.

Para além de melhoramento nos planos de apoio de recuperação às empresas, a associação pede a “reabertura gradual, com medidas de controlo eficazes por parte da área da Saúde”.

“É fundamental para que a economia nacional, e concretamente a da nossa região, recupere”, finaliza o comunicado.

Populares