Seguir o O MINHO

Braga

Coluna militar do RC6 de Braga encontra-se em exercício em Aveiro

Exército

em

Foto: Jornal Digital "OVAR NEWS"

A Coluna Militar do Regimento de Cavalaria 6 (RC6), que partiu de Braga na sexta-feira, encontra-se já no Aeródromo de Manobras 1, em Maceda, concelho de Ovar, para participar no Exercício Militar “Flandres 22″.

Fontes do Exército revelaram a O MINHO que o exercício estava já programado há algum tempo, isto é, “sem relação direta” com o conflito armado que se desenrola na Ucrânia. Efetivamente trata-se de manobras de prontidão no âmbito da NATO – Postura de Prontidão Orientada para a Missão (PPOM).

Tal como O MINHO adiantou, em primeira mão, esta sexta-feira, os “Pandur” oriundos da Regimento de Cavalaria 6, sediado em Braga, enquadrados na Brigada de Intervenção do Exército Português, à disposição permanente da NATO, foram fotografados e filmados na A3, causando alguma apreensão por entre os utentes daquela via.

O Aeródromo de Manobra Nº 1, situado num amplo perímetro da Mata Nacional de Ovar, é uma base aérea de recurso operacional da Força Aérea Portuguesa, pelo que esta Força de Reação Rápida da NATO (VJTF) está de prontidão e poderá, em caso de necessidade, ser destacada para reforçar a defesa de um país da Aliança Atlântica, no âmbito da guerra lançada pela Rússia contra a Ucrânia, conforme apurou O MINHO junto de fontes castrenses.

A imprensa local, desde o jornal digital OvarNews até ao Diário de Aveiro, está a dar eco das movimentações militares em redor daquela base histórica, cuja missão é garantir a prontidão das unidades aéreas e o apoio logístico-administrativo de unidades e órgãos nelas sediados, mas dependentes de outros comandos, bem como a segurança interna e a defesa imediata, além de ações de proteção civil, incluindo o resgate de vítimas por meios aéreos.

A infraestrutura militar, inaugurada em 1966, recorde-se, pode proporcionar facilidades de estacionamento e apoio a aviões de Patrulhamento Marítimo da NATO, em caso de guerra, como sucedeu já na década de 1980, na Guerra Fria, estando sempre em prontidão.

Populares