O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) denunciou hoje que empresa Coindu vai realizar um despedimento coletivo nas unidades produtivas em Arcos de Valdevez e Joane, Famalicão. No total, vão para o desemprego 115 pessoas.
“A preocupação do SIMA mantém-se em virtude de ser este já um segundo despedimento coletivo que tem lugar logo após um outro que teve lugar, no final de 2023 e também pelo impacto que terá não só junto dos trabalhadores abrangidos como também junto daqueles que não são abrangidos atendendo ao clima de incerteza que toda esta situação está a causar. E ainda o impacto que tem junto das comunidades onde as unidades produtivas se inserem”, refere o sindicato, em comunicado enviado a O MINHO.
E acrescenta: “O SIMA já alertou para a importância de envolver as entidades oficiais, nomeadamente do IEFP para assegurar o acompanhamento e o encaminhamento dos trabalhadores abrangidos”.
Esta denúncia surge após outra feita pelo mesmo sindicato na semana passada, em que referia que se tratava de um despedimento de 30 trabalhadores apenas em Arcos de Valdevez. Esse número foi, agora, atualizado.