Seguir o O MINHO

Ave

Chef da equipa do FC Porto responsável pela cozinha da Praça de Famalicão em 2022

Gastronomia

em

Foto: CM Famalicão / Divulgação

Álvaro Costa, nascido na freguesia de Pousada de Saramagos, em Famalicão, e atualmente chef executivo da equipa A do FC Porto, é o próximo “Chef Residente” da cozinha experimental da Praça/Mercado Municipal de Famalicão, sucedendo a Lígia Santos, foi hoje anunciado.

A apresentação do novo chef acontece no próximo dia 15 de janeiro, pelas 15:00 com Álvaro Costa a preparar um showcooking de Coelho na Abóbora. A iniciativa será transmitida em direto através das redes sociais, e a acompanhar Álvaro Costa estarão, nesse dia, os chefs Lígia Santos e Renato Cunha.

Em comunicado, a autarquia refere que o espaço de cozinha experimental dedicado à promoção de workshops, degustações e showcookings, “serve como uma ferramenta para uma programação gastronómica atrativa, constituindo um lugar de experimentação e aprendizagem, no qual se valoriza a missão do Mercado Municipal, não só como um espaço de negócios (mercado de trocas), mas também como um local de sociabilização (mercado de encontros), que incentiva aprendizagens abertas e transversais (mercado de saberes)”.

A mesma nota recorda o programa “Chef Residente” que consiste numa colaboração ao longo de um ano com um chef da região, que fará o acompanhamento e consultoria na programação anual do Mercado.

“O papel de Chef Residente é assumido por um chef de renome da Região, com uma ligação profunda à sua gastronomia e ao território. Este será o principal rosto do programa de animação e o curador principal do Mercado Municipal”, salienta a autarquia liderada por Mário Passos (PSD).

Assumindo-se como cozinheiro, enófilo e gastrónomo, Álvaro Costa é também apreciador de música, viagens e da gastronomia Nacional Portuguesa, e é apaixonado pela comunicação.

Desenvolveu funções em hotéis e restaurantes como cozinheiro nos Le Méridien Porto, Sheraton Porto, Cala Rossa (Córsega), Le Kilina Hotel & Relais Villas (Córsega), e mais tarde como Chef Executivo na República da Cerveja e Café Bogani (Gaia), Pestana Porto, Pestana Porto Santo, Palácio do Freixo, Hotéis do Boim Jesus, Hotel NH Colection Porto e Porto Palácio Hotel.

Como docente, lecionou história da gastronomia na Escola de Turismo e Telecomunicações de Seia, história da gastronomia no ISLA e Universidade Lusófona, e Cozinha na Universidade Portucalense. Neste momento, leciona como formador externo na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, Enogastronomia, Tecnologia de matéria-prima, entre outros módulos técnicos.

Foi orador, em inúmeros eventos, participou como cozinheiro de demonstração convidado no Fórum de Girona 2008, em várias edições do Porto Wine Fest, Vinho Verde Wine Fest, 12 em Rede das Aldeias Históricas de Portugal, Alentejo daas Gastronomias Mediterrânicas, Jerusalém Portuguese Week.

EM FOCO

Populares