Chaimite promete ser a estrela do II Festival Penha Clássicos, em Guimarães

18 e 19 de setembro
Chaimite promete ser a estrela do ii festival penha clássicos, em guimarães

A 18 e 19 de setembro a montanha da Penha, em Guimarães, vai voltar a ser a montra dos carros clássicos no Minho. O Festival Penha Clássicos foi interrompido em 2020, devido à pandemia, mas regressa este ano com 120 carros antigos para ver gratuitamente.

O evento é da organização do Clube de Automóveis Antigos de Guimarães e surge na sequência da Expo Clássicos, que se realizou no Multiusos de Guimarães, durante onze anos. “Depois de a Tempo Livre ter decidido que não iria continuar a realizar a Expo Clássicos, em 2018, tivemos que encontrar uma solução”, explica Carlos Baptista, presidente do Clube organizador.

Em 2019, o evento mudou-se para a Penha, com a colaboração da Irmandade de Nossa Senhora da Penha e do Município de Guimarães. “Foi uma boa decisão, aqui estamos muito bem. Além das pessoas que vêm para ver os carros, há também os frequentadores do Santuário e as famílias que estão em passeio”, avalia Carlos Batista.

Para esta segunda edição, a primeira depois da paragem em 2020, devido à pandemia, está prevista a presença de 120 carros. O mais antigo será um Ford A, um modelo de 1927.

A organização conta com a presença de vários clubes de automóveis e motos clássicos, entre os quais o Clube de Automóveis Antigos de Vizela, Clube de Automóveis Antigos de Fafe, Clube de Automóveis Antigos do Vale do Ave, CAM-Clássicos, Bicavalaria do Minho, Clube Pandista Português, Vespa Clube de Guimarães e a Associação de Veteranos Lanceiros de Portugal (AVLP).

A AVLP, além dos já habituais UMM e Land Rover que durante décadas equiparam as nossas Forças Armadas, garante, este ano, a exposição de uma mítica Chaimite. A Chaimite foi uma viatura blindada ligeira de transporte de tropas com tração às quatro rodas, desenvolvida e fabricada em Portugal. Esta viatura foi batizada com o nome do lugar onde Mouzinho de Albuquerque prendeu Ngungunhane, em Moçambique, durante a pacificação do território, em dezembro de 1895. A Chaimite ficou para sempre ligada à história de Portugal pelo uso que lhe foi dado no 25 de abril. Foi numa destas viaturas que Salgueiro Maia foi desde a Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, até Lisboa e seria nela que Marcelo Caetano abandonaria o Quartel do Carmo, depois da rendição do regime.

Manuel Silva, o furriel de Barcelos que tirou Marcelo Caetano do Quartel do Carmo

No espaço dos Lanceiros estará também o Corpo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro (CIOPS), com demonstrações de busca e salvamento usando cães e o Exército Português marca presença com o Regimento de Cavalaria 6 a expor uma moto Hércules e o Gabinete de Recrutamento, com uma unidade móvel.

Vespas à espera do grande encontro europeu que vai acontecer em Guimarães

Outra coletividade com forte presença é o Vespa Clube de Guimarães. Os vespistas viram, este ano, o European Vespa Days mais uma vez adiado. O grande evento que promete juntar em Guimarães, numa “Aldeia Vespa”, mais de quatro mil destas viaturas de duas rodas, estava inicialmente previsto para de 2 a 5 de julho de 2020. Devido à pandemia este encontro, organizado pelo Vespa Clube de Portugal, foi adiado para 1 a 4 de julho de 2021, mas também este ano foi adiado. Os amantes das vespas esperam agora que o enxame se possa reunir, entre 30 de junho e 3 de julho de 2022.

A organização do II Festival Penha Clássicos promete ainda a participação de vários colecionadores particulares, nomeadamente com viaturas americanas: Buicks, Cadillacs, entre outros.

O evento é de entrada livre e as viaturas estarão expostas no espaço em frente ao Santuário, no parque de estacionamento do Hotel da Penha e no anfiteatro ao ar livre.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Luís nobre (ps) vê no antigo matadouro de viana uma oportunidade para criar arte

Luís Nobre (PS) vê no antigo matadouro de Viana uma oportunidade para criar arte

Próximo Artigo
Entopem dez contentores com resíduos de obras em vizela. Câmara queixa-se à gnr

Entopem dez contentores com resíduos de obras em Vizela. Câmara queixa-se à GNR

Artigos Relacionados