Fazer chegar à diáspora portuguesa os produtos endógenos do Alto Minho é o objetivo da loja ‘online” que vai ser lançada pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) no âmbito do projeto ‘Way2Market’, apoiado por fundos do Portugal 2020.
“O que pretendemos é sensibilizar a comunidade do Alto Minho, mas sobretudo a diáspora portuguesa espalhada pelo mundo adquirirem produtos da região”, afirmou hoje o presidente da Ceval, Luís Ceia.
A plataforma, que “pretende potenciar a entrada dos produtos locais nos canais distribuição física e digital”, integra o projeto ‘Way2Market’, apoiado por fundos do Portugal 2020, e vai ser apresentado, no próximo dia 26, em Ponte de Lima.
Segundo Luís Ceia a plataforma digital surgiu para dar resposta às “falhas identificadas pela Ceval ao nível dos canais de comercialização, em especial de comércio ‘online’, a par da ausência de mecanismos de suporte coletivo”.
“A aposta na área de comércio digital assume-se com um passo inevitável para o sucesso na chegada ao mercado nos dias que correm e no ‘timing’ correto, tendo presente a evolução de utilizadores e número de dispositivos ativos, tal como, as tendências de compra por via deste tipo de canal”, disse.
A loja ‘online” vai ser lançada durante a segunda edição da feira mostra “100% Alto Minho” que vai decorrer na primeira semana de dezembro no Centro Cultural de Viana do Castelo, na primeira semana de dezembro, também integrada no projeto?Way2Market’.
“O portal vai ser lançado no certame mas só a partir de março de 2017 é que estará em condições de realizar operações de compra de venda de produtos“, explicou Luís Ceia.
Naquela plataforma vão ser comercializados produtos que “cumpram os requisitos” da marca “100% Alto Minho”, um “selo de qualidade” dos produtos endógenos da região.
“É uma marca que queremos que se afirme no mercado nacional e internacional pela excelência e qualidade sobretudo em países onde existam fortes comunidades de emigrantes”, disse.
A marca “100 % Alto Minho” foi lançada pela CEVAL em 2012, com o apoio da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, e da Comissão de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), para valorização dos recursos e potencialidades endógenas da região.
Nesta altura, cerca de 40 empresas já aderiram ao projeto, nos setores agroalimentar, artesanato e comércio tradicional, sendo que outra das metas do projeto ‘Way2Market’ passa pela “expansão do número de aderentes” com vista a atingir “as 150 empresas” detentoras daquele selo.
Além daquelas ações, o projeto prevê ainda a realização de ações de sensibilização da população da região, campanhas de promoção em grandes superfícies comercias e em um aeroporto do país.
Para a Ceval, o projeto ‘Way2Market’ “assenta em ações concretas e tangíveis, e assume-se como uma resposta eficaz e capaz de fazer a diferença na capacitação e promoção da competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) da região.
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