Milhares de pessoas voltaram a concentrar-se no centro de Braga para celebrar mais uma pré-consoada de Natal com um brinde na Casa das Bananas, o célebre “Bananeiro”, celebração que se estende pelo final da tarde até bem perto da hora de jantar, quando os bracarenses recolhem aos lares para a ceia natalícia.
Este ano, não faltou representante da Câmara de Braga, com a vereadora Carla Sepúlveda a partilhar nas redes sociais imagens do momento: “Início do Bananeiro. Em Braga, claro!”.
Nos dias que antecedem o Natal, com especial incidência para a tarde/início de noite da consoada (dia 24), os bracarenes (e não só) acorrem à rua do Souto para fazer cumprir a tradição.
A adesão costuma ser tanta que cria-se uma verdadeira multidão, com largos milhares de pessoas, de copo (de plástico) numa mão e uma banana amadurecida na outra.
Em 2020 e 2021, anos afetados pela pandemia, a casa abriu com outras regras, mas em 2022 já voltou tudo a ser como “a cidade sempre conheceu”, esperando-se o mesmo para 2023.
Manuel Jorge, o atual proprietário, não deixou morrer o hábito que já vinha do pai, Manuel Rio, fundador do atual bananeiro, criando, nos últimos anos, uma verdadeira tradição.