CDU lembra o “amor ao mar” dos pescadores de Viana do Castelo

A CDU andou pelo distrito de Viana do Castelo para “ouvir o sector das Pescas no distrito, a partir do contacto com pescadores e associações”, através do candidato a deputado nas próximas eleições legislativas de 10 de março, Joaquim Celestino.

O candidato “ouviu de viva voz as queixas dos pescadores de Caminha, de Viana do Castelo e Castelo de Neiva, através das suas organizações, tendo reunido com a Associação de Pescadores de Caminha e a Vianapesca – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo”, refere a CDU em comunicado.

A comitiva política notou as “principais reivindicações do sector”, salientando “preocupação com a segurança nas entradas das barras e portos”.

“Neste domínio, ficou clara a convergência com o PCP e a CDU na defesa de um sistema público de dragagem que dê resposta efectiva e imediata às necessidades, em quantidade e qualidade, e impeça o sorvedouro sucessivo de recursos públicos em soluções temporárias”, diz a nota.

“Outras preocupações” passam pelos “investimentos realizados e prometidos”, que “se afastam do necessário porque não raras vezes as decisões são tomadas sem ouvir os pescadores”.

“E mesmo quando aparentemente se abre o processo à participação pública, como no plano de implementação de parque eólico offshore na nossa costa, a desconfiança é grande e os receios maiores, exigindo-se que o sector energético e os grandes grupos económicos que o dominam não se sobreponham à atividade pesqueira”, refere o comunicado.

Os comunistas registaram ainda “problemas ao nível do desembarque do pescado e entrada em lota, ouvindo-se os pescadores sobre soluções que valorizem o seu trabalhos e o valor do pescado”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x