Seguir o O MINHO

Barcelos

Caso de covid-19 em escola de Barcelos coloca turma em isolamento

EB 2,3 Abel Varzim

em

Foto: Google Maps

Uma turma do 8.º da EB 2,3 Abel Varzim, na freguesia de Vila Seca, em Barcelos, está em isolamento profilático após ter sido detetado um caso de covid-19.

“Recebemos a comunicação no fim de semana da parte do Delegado de Saúde, fizemos os procedimentos de imediato e, a partir de segunda-feira, os alunos estavam em isolamento profilático e a ter o acompanhamento remoto necessário por parte dos docentes”, confirmou a O MINHO o diretor do Agrupamento de Escolas de Barcelos, Jorge Saleiro.

A turma em questão tem 19 alunos.

Os professores não ficaram em isolamento. “De acordo com as orientações da autoridade de saúde, apenas os alunos da turma ficaram em isolamento”, explica o diretor do Agrupamento.

Ao jornal Barcelos Popular, que avança a notícia na edição desta quinta-feira, o Delegado de Saúde, Aristides Sousa, esclarece que “as orientações da Direcção-Geral da Saúde definem o que são contactos de alto risco e contactos de baixo risco e, de acordo com os dados que recolhemos, os alunos foram considerados de alto risco e professores e funcionários de baixo risco. Daí uns estarem em isolamento e outros não. Isto é apreciado caso a caso”.

De acordo com Jorge Saleiro, “a situação vai ser reavaliada no dia 5 de outubro pela autoridade de saúde”.

“Vamos aguardar que haja informação, acompanhando e fazendo o que é necessário para fazer face à pandemia”, sublinha o diretor do Agrupamento de Escolas de Barcelos, no qual não há, à data, mais nenhum caso.

“É um ano letivo muito difícil, com medidas difíceis, custosas para todos os envolvidos, mas da parte do Agrupamento estão asseguradas as questões de segurança máxima, mas o risco zero não existe e infelizmente temos um caso que esperamos que esteja circunscrito. As medidas que implementámos dão-nos alguma segurança de que as possibilidades de contágio estão limitadas ao mínimo”, conclui Jorge Saleiro.

Populares