Seguir o O MINHO

Cávado

Candidato do PS a Barcelos promete “forte investimento” no rio Cávado

Eleições autárquicas 2021

em

Foto: Divulgação

O candidato do PS à Câmara de Barcelos, Horácio Barra, afirmou hoje que o rio Cávado é uma “jóia de Barcelos” e “será alvo de forte investimento e atenção”. O socialista visitava as margens do rio, em Mariz e Perelhal, no âmbito da divulgação de algumas medidas previstas na candidatura para a política ambiental.

A criação de novas zonas de lazer, a concretização do eco-parque de Areias e lagoas de Caíde e ribeirinhas e a implementação de um plano municipal de redução da emissão de carbono no concelho são algumas das medidas apresentadas pelo candidato ao lugar do colega de partido Miguel Costa Gomes, que cumpre este ano a limitação de mandatos.

Afirma ainda, também, que, caso seja eleito, a autarquia vai realizar obras de beneficiação energética “nos bairros sociais e edifícios e equipamentos municipais, além de implementadas outras melhorias em termos de eficiência energética”.

Citado em comunicado enviado a O MINHO, o candidato afirma querer “tornar o rio navegável”, destacando que o Cávado deve ser olhado de uma “perspetiva potenciadora”, como um recurso que “exige cuidado e a presença dos cidadãos para que se torne uma área de lazer”.

Defendeu ainda que a despoluição do rio deve ser feita através da intervenção permanente da Câmara e das Juntas de Freguesia, pois os tempos assim o exigem.

“As alterações climáticas e os seus efeitos são já uma realidade no Mundo e em Portugal, e Barcelos tem também um papel a desempenhar, não apenas para reduzir a pegada ecológica, mas também para defender as suas áreas naturais e proporcionar mais e melhor qualidade ambiental”, acrescentou.

Pretende ainda concretizar “programas de sensibilização e educação ambiental, com campanhas de comunicação na via pública e nos suportes digitais do Município” e melhorar as “condições para separação do lixo e resíduos orgânicos”.

Populares