Seguir o O MINHO

Alto Minho

Câmara de Viana quer mudar nome de rua e escola após canonização de Bartolomeu dos Mártires

São Bartolomeu dos Mártires

em

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo (Arquivo)

A Câmara de Viana do Castelo vai propor a mudança de Frei para São Bartolomeu dos Mártires no nome de uma rua e de uma escola, alteração que justificou com a canonização, no domingo, do novo santo português.

O autarca socialista informou, hoje, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, que vai propor à União de Freguesias de Viana do Castelo a alteração da designação de uma rua da ribeira. Já ao agrupamento de escolas de Santa Maria Maior irá apresentar proposta semelhante relativamente, à escola EB 2/3, atualmente designada por Frei Bartolomeu dos Mártires.

José Maria Costa revelou ainda o município irá fazer idêntica alteração numa estátua erguida em honra do novo santo português no Largo de São Domingos, onde se encontra a igreja com o mesmo nome, mandada construir por Bartolomeu dos Mártires e onde se encontra sepultado.

Frei Bartolomeu dos Mártires foi “tornado santo” em 05 de julho de 2019, por decreto do Papa Francisco e p decreto foi lido, no domingo, na Sé de Braga, oficializando assim a canonização.

Populares