A Câmara de Terras de Bouro pretende avançar com a certificação do cabrito biológico do Gerês, assim designado por se alimentar exclusivamente das pastagens da serra, anunciou esta quarta-feira o presidente da autarquia.
Em declarações à Lusa, a propósito do Fim de Semana do Cabrito Biológico da Serra do Gerês, que decorrerá sábado e domingo, Manuel Tibo sublinhou que o cabrito biológico do Gerês se assume como um “importante cartão de visitas” de Terras de Bouro e um “grande chamariz turístico”.
“São animais que se alimentam das pastagens da serra, o que resulta numa carne muito mais saborosa e saudável”, referiu o autarca.
Para assegurar a genuinidade do cabrito biológico do Gerês, a câmara pretende avançar para a certificação, um trabalho que será desenvolvido em conjunto com produtos e empresários hoteleiros.
Manuel Tibo destacou a “procura enorme” daquele cabrito, designadamente por alturas da Páscoa, e assinalou que “às vezes, a oferta não dá vazão à procura”.
O Fim de Semana do Cabrito Biológico da Serra do Gerês conta com a adesão de 13 restaurantes do concelho, que vão servir aquele prato “das mais variadas maneiras”.
Para o próximo ano, o certame poderá voltar a assumir o formato de feira, estando a câmara a estudar o melhor local para o efeito.
“Vamos requalificar um espaço para acolher a feira, de modo a que à gastronomia possamos aliar uma série de outras iniciativas”, explicou.
O Fim de Semana Gastronómico é organizado pela Câmara de Terras de Bouro, em parceria com a Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave e com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal.