Seguir o O MINHO

Região

Câmara de Braga garante que tanatório cumpre todas as normas de emissões de gases

Após queixas de moradores

em

Foto: Divulgação / CM Braga

O estudo da qualidade do ar realizado junto ao Tanatório de Braga revela que este equipamento municipal cumpre todas as normas de emissões de efluentes gasosos, anunciou hoje a Câmara.

Em comunicado, a autarquia diz que os resultados foram apresentados na terça-feira à Associação de Moradores das Enguardas e à Junta de Freguesia de S. Victor, pela vereadora responsável pela Gestão e Conservação de Equipamentos Municipais.

Neste encontro realizado a pedido da autarquia, Olga Pereira garantiu que estão asseguradas as questões de salubridade e segurança em termos de saúde pública. “Depois das queixas apresentadas pelos moradores daquela zona, a Câmara solicitou um estudo à qualidade do ar, cujas amostras reportam ao mês de Março deste ano. O relatório agora conhecido comprova que estão a ser cumpridas todas as normas de funcionamento por parte do concessionário do Tanatório e que não existem quaisquer riscos para a saúde pública”, explicou Olga Pereira, citada em comunicado.

A autarquia salienta que, já no ano passado, o crematório foi alvo de uma vistoria por parte de peritos internacionais, que emitiram um certificado de conformidade. “O equipamento foi afinado e está tudo a funcionar dentro da normalidade”, acrescenta a vereadora.

Olga Pereira garantiu ainda que a Câmara vai continuar a medir a qualidade do ar com regularidade, de forma a monitorizar a qualidade do ar junto ao equipamento.

O Tanatório de Braga está a funcionar desde novembro de 2018. O equipamento possui duas salas para velação de corpos, uma sala de preparação de preparação de cadáveres, um forno crematório, uma capela e um “jardim da memória”.

Populares