Câmara de Braga constrói nova placa de estacionamento no aeródromo para helicópteros de combate a fogos

Proteção civil
Câmara de braga constrói nova placa de estacionamento no aeródromo para helicópteros de combate a fogos

O Aeródromo Municipal de Braga vai ter uma nova placa de estacionamento de aeronaves, no caso, para acolher um ou dois helicópteros de combate a incêndios do Centro de Meios Aéreos (CMA) da Proteção Civil.

Em declarações a O MINHO, a vice-presidente Sameiro Araújo, adiantou que, numa segunda fase, a placa será alargada de forma a acolher aeronaves de asa fixa: “o projeto, que foi elaborado com a colaboração da ANAC (Autoridade Nacional de Proteção Civil) é enviado esta semana para este organismo, a quem compete dar autorização para a obra.

“Esta placa, dedicada à operação do CMA durante o DECIR (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais), localizar-se-á numa área afastada da atual, o que para além de a desocupar para uso dos utentes do aeródromo, mitiga os condicionalismos operacionais que a operação de um helicóptero pesado acarreta, ao inviabilizar o estacionamento de aeronaves em grande parte desta área do aeródromo, durante cerca de quatro meses”, disse, por seu turno, o diretor do Aeródromo, Cícero Peixoto.

A placa – acrescentou – vai ainda contribuir para a segurança operacional, nomeadamente aumentando significativamente a distância da operação do CMA em relação ao local de aterragem dos paraquedistas, ao mesmo tempo que deixa de condicionar as movimentações das aeronaves nas placas existentes”.
Em regra, o Aeródromo é usado para cerca de 15 aeronaves, pertencentes ao Aero Clube de Braga ou ao Céu Riscado- Clube Aeronáutico, maioritariamente dedicado aos chamados ultra-leves.

A médio prazo, a Câmara vai construir um novo hangar para ser usado, na sua maioria, para acolher as aeronaves do Céu Riscado.

Câmara contesta

Entretanto, o advogado que representa o Município vai contestar a ação administrativa posta contra pela empresa KIB-Kartódromo Internacional de Braga, que explora o autódromo e que pede 211 mil de indemnização à Autarquia.

A firma alega que houve quebra de um protocolo, mediante o qual pode utilizar o autódromo, sempre que quiser. Mas a vereadora Sameiro Araújo, e conforme O MINHO noticiou, diz que, se assim for, o Aeródromo tem de fechar todo o ano… E já abre apenas em dois dos fins de semana de cada mês.

O KIB alega que o Município se recusa a permitir a realização de provas no circuito de velocidade Vasco Sameiro, em todos os fins de semana e dias úteis do ano, tendo-as passado, para dois fins de semana alternados, o que contraria um protocolo assinado em 1997.

Con, a vice-presidente Sameiro Araújo, explicou que, como a ANAC-Autoridade Nacional da Aviação Civil não aceita que as aeronaves descolem ou aterrem quando há corridas no circuito – cujas pistas se encostam – , a aplicação irrestrita do protocolo obrigaria ao encerramento do Aeródromo. Com graves consequências para o interesse público, nomeadamente porque os helicópteros de combate a incêndios, entre maio e outubro, não poderiam operar. E diz que o KIB terá de fazer obras para que as duas pistas sejam conciliáveis.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ciclista de 42 anos colhido mortalmente por carro em fafe

Ciclista de 42 anos colhido mortalmente por carro em Fafe

Próximo Artigo
Novo tomo dos cadernos vianenses reúne textos, opiniões e testemunhos de onze autores

Novo tomo dos Cadernos Vianenses reúne textos, opiniões e testemunhos de onze autores

Artigos Relacionados