Câmara de Braga atribui subsídio de 250 mil euros aos Bombeiros Voluntários

Para compensar investimento com quartel hoje inaugurado
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A Câmara de Braga vai atribuir por unanimidade um subsídio extraordinário de 250 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Braga, para compensar investimentos do novo quartel, inaugurado esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

O anúncio partiu do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, na sessão de inauguração, antecipando já que na reunião camarária da próxima semana haverá unanimidade, após ter auscultado todos os vereadores, incluindo os da oposição.

Na sua intervenção, Ricardo Rio destacou a importância complementar dos dois corpos de bombeiros do concelho de Braga, Sapadores e Voluntários, aqui enquadrados pelo coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Braga, Vítor Azevedo.

O novo quartel da Associação Humanitária e Beneficente de Bombeiros Voluntários de Braga foi inaugurado em São Paio de Arcos, no extremo oposto do quartel da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Braga, o que permite mais eficácia e rapidez.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Ricardo Rio recordou que a edilidade bracarense “está sempre ao lado dos bombeiros, reconhecendo a mais-valia do trabalho que desempenham em prol da segurança de pessoas e bens”, tendo destacado a articulação existente entre as duas corporações.

 “Ao longo dos últimos anos a Câmara de Braga tem procurado estreitar os laços com os Bombeiros Voluntários de Braga, mesmo tendo consciência que em Braga temos uma Companhia de Bombeiros Sapadores, essa sim, da responsabilidade da autarquia e integralmente financiada pelo Município de Braga, preconizando complementaridade de ambas as corporações.

“Os Bombeiros Voluntários de Braga, como as outras corporações por esse país fora, vivem há demasiado tempo na expectativa de um tratamento justo”, acrescentou Ricardo Rio, sublinhando que a Câmara de Braga tem já em aprovação um regulamento de benefícios conferidos aos voluntários de socorro, em face do esforço e dedicação dessas mulheres e homens”.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Após ouvir estas palavras, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, disse existir “muito respeito por aqueles que entregam parte da sua disponibilidade à tarefa de manter as corporações de bombeiros voluntários em condições de responder de forma eficaz a todas as solicitações de socorro”, dando conta “da necessidade de atrair os jovens para esta missão de voluntariado”.

Na cerimónia, que decorreu esta tarde, em São Paio de Arcos, foram atribuídas medalhas de mérito a elementos dos órgãos sociais da associação, ao presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, ao vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, ao comandante desta corporação, Pedro Ribeiro, e ao presidente dos Bombeiros Voluntários de Braga, capitão Miguel Ferreira.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Combater o calor no 'mega' parque de diversões em Barcelos

Próximo Artigo

Braga: Acusados de 'sacar' 1,5 milhões a emigrante com garantia falsa

Artigos Relacionados
x