Cabral Pinto expõe no Politécnico de Viana

No 42.º aniversário da Escola Superior de Educação
Foto: DR

“Olhar o tempo no futuro que passa” é o título da exposição de pintura de António Cabral Pinto, que vai ser inaugurada hoje, dia em que se celebra o 42.º aniversário da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).

Integrada também no 17.º Encontro Internacional de Artes, a exposição comporta uma viva paleta de cores vibrantes, numa viagem entre mensagens mais ou menos implícitas sobre a visão do autor. São pinturas recentes, feitas nos últimos três anos, aquelas que se poderão visitar a partir de hoje.

“Olhar o tempo no futuro que passa” transporta em si o gosto e o percurso do autor, enquanto professor e, consequentemente, defensor da Educação.

Coordenador do curso de licenciatura de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, o docente Hélder Dias refere-se a “Olhar o tempo no futuro que passa” como “uma ilustração da vontade em fazer das instituições de ensino pontos centrais na difusão cultural e na reflexão sobre o mundo que nos rodeia. Daí o título, porque cada início de ano letivo é um futuro que passa. A entrada de novos alunos numa instituição é um recomeço que reforça a nobreza e a importância do trabalho que realizamos em conjunto. E partilhar esse labor diário e próximo com artistas e outros criadores que nos visitam é uma forma de olhar o tempo. Uma verdadeira escola é curiosa, abraça e respeita o futuro dos seus alunos, ao mesmo tempo que perscruta o seu tempo”.

António Cabral Pinto, diretor artístico da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, desde 2016, realizou a primeira exposição individual nos inícios dos anos 70 do século passado, em Timor. Artista plástico, professor com formação em Pintura/Artes Visuais e complementar em Ensino/Educação Tecnológica, expôs pela primeira vez na ESE em 1986.

A exposição conta com 14 peças, maioritariamente de pintura, sendo que há duas tridimensionais: um biombo e uma escultura. “O professor António Cabral Pinto fez, recentemente uma exposição em Espinho, de onde é natural, e foi a partir daí que surgiu a possibilidade de também expor na ESSE-IPVC. Não com a totalidade das peças, mas com uma seleção, que espelha a forma de trabalhar mais expressiva do autor, com cores vibrantes e um traço muito caraterístico. Esta exposição assume uma dupla importância. Se por um lado permite aos alunos um contacto mais direto com autores renomados e com uma longa carreira, por outro também é uma boa ocasião para que os próprios autores possam ver de perto o trabalho que as escolas estão a fazer”, acrescenta Hélder Dias.

A inauguração irá acontecer por volta das 19:00, com a presença do autor, que voltará à ESE dia 24 de novembro, no âmbito do 17.º Encontro Internacional de Artes.

A exposição poderá ser visitada até 16 de dezembro, na Galeria da Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x