Cabeça de mármore de 2.000 anos do fundador de Bracara Augusta encontrada em Itália

César Augusto
Cabeça de mármore de 2. 000 anos do fundador de bracara augusta encontrada em itália

Uma cabeça de mármore de César Augusto, fundador do Império Romano e de Bracara Augusta, o nome romano da atual cidade de Braga, foi encontrada em Isernia, cidade italiana na região de Molise.

A descoberta da peça de 2000 anos foi feita pelo arqueólogo Francesco Giancola durante as obras de restauração numa parede medieval que desabou em 2013.

“Enquanto estávamos a cavar por trás da parede, vi que a terra mudou de cor. Continuámos a cavar com espátulas de precisão e saiu um bloco de mármore. Imediatamente vi que era uma cabeça que reconheci como pertencente a uma estátua de Augusto, devido ao cabelo e ao formato e corte dos olhos”, relatou o arqueólogo, segundo a cadeia CNN.

De acordo com a arqueóloga Diletta Colombo, do departamento regional do ministério do Património Cultural, a peça, que tem 35 centímetros de altura, pode ser datada de 20 A.C. e 10 D.C..

A cabeça é feita de mármore Lunigiana, e é provável que tenha sido de uma estátua de mais de 2 metros. A peça estava na cidade conhecida no mundo antigo como Aesernia. Segundo o presidente da Câmara, a escavação também revelou tumbas e outros artefactos.

César Augusto foi o primeiro imperador de Roma e governou-a de 27 A.C até a sua morte, em 14 D.C.. Bracara Augusta foi fundada em 16 A.C.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Feira do livro de braga regressa ao formato presencial de 09 a 25 de julho

Feira do Livro de Braga regressa ao formato presencial de 09 a 25 de julho

Próximo Artigo
Moreirense vence portimonense 'de virada'

Moreirense vence Portimonense 'de virada'

Artigos Relacionados