Seguir o O MINHO

Barcelos

Buraco condiciona acesso a incubadora de empresas de Barcelos há quatro anos

“Fazem remendos mas dois dias depois está igual”

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Há quatro anos que um enorme buraco está a dificultar o acesso ao edifício Vilawork, em Vila Boa, em Barcelos, provocando estragos em automóveis e “apesar das denúncias, dos emails ninguém faz nada”. O caso já motivou a chamada da Polícia ao local depois de mais um condutor ter sofrido estragos na viatura.

“Fazem remendos mas dois dias depois está igual”, dizem os frequentadores daquele espaço e “são muitos”.

O Vilawork é um centro de negócios e uma incubadora de empresas do concelho de Barcelos, onde estão instaladas cerca de 30 empresas dos mais variados ramos. Para além de lá estar localizada, por exemplo, a sede da empresa do ultramaratonista Carlos Sá, o espaço é usado para “inúmeras formações para desempregados”, do IEFP ou da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB).

E são precisamente estes que têm mais queixas a fazer: “a entrada de carro no Centro Empresarial já é estreita e para ajudar, há um enorme buraco. As pessoas quando tentam desviar-se, raspam num pilar que fica do outro lado”, refere uma das alunas.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Outro utilizador daquele espaço confirma a O MINHO que “já estourei um pneu e houve quem partisse jantes”. Quase todas as pessoas abordadas pela reportagem de O MINHO têm uma história a contar como vítimas desta situação.

A empresa encarregue da gestão do centro empresarial chegou, inclusive, “no início, a fazer uma intervenção” mas quando se dirigiram à Câmara “fomos terminantemente proibidos de fazer qualquer coisa porque nos disseram que o espaço é do domínio público”.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

“As pessoas pensam que é desleixo nosso mas não temos qualquer responsabilidade porque aquela área foi cedida ao domínio público”. A empresa já enviou dezenas de mails à Junta de Freguesia e “telefonamos, pelo menos, duas vezes por semana”. A autarquia também já foi avisada mas “a única coisa que fazem é remendar. Dois/três dias depois está na mesma”.

Segundo foi possível perceber, a obra passa por colocar uma espécie de grade para evitar que o piso ceda. Uma empreitada que só a Câmara de Barcelos, ou delegando na Junta de Freguesia, poderá realizar.

Anúncio

Barcelos

Droga: Traficante detido e consumidores identificados em Barcelos

Em Alvelos

em

Foto: GNR

Um homem, de 44 anos, foi detido por tráfico de estupefacientes, esta segunda-feira, em Alvelos, Barcelos, anunciou hoje o Comando Territorial de Braga da GNR.

Em comunicado, a fonte indica que a detenção ocorreu durante uma operação de prevenção criminal, na qual os militares detetaram, na via pública, um homem já referenciado por tráfico, o qual acabaram por deter em flagrante a fazer uma transação.

Fruto disso, foram-lhe apreendidas 30 doses de cocaína, 13 doses de heroína e 38 euros em dinheiro. Foram ainda identificados dois consumumidores.

O detido foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler

Barcelos

Dois anos e quatro meses de prisão, suspensos, por tentativa de homicídio numa rixa em Barcelos

Na zona do Largo da Porta Nova, no centro da cidade

em

Foto: DR / Arquivo

Dois anos e quatro meses de prisão, suspensos na sua execução. Foi esta a pena aplicada pelo Tribunal de Braga a um homem de Barcelos, José Miranda, que foi julgado pela prática de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada.

O arguido fica, ainda, obrigado a pagar seis mil euros à vítima, Luís Ferreira, que é assistente (ofendido), no caso. Tem, ainda, de se sujeitar a um plano de reinserção social que será coordenado pelos técnicos da Direção-Geral de Reinserção Social.

O coletivo de juízes deu como provada a acusação que dizia que, na noite do crime, em dezembro de 2014, José Miranda e cinco amigos tentaram forçar diálogo com três amigas de Luís Ferreira, entre as quais a namorada, que estavam nas cercanias de um café-bar.

As mulheres rejeitaram a tentativa de conversa e o Luís Ferreira interveio pedindo ao José Miranda para se afastar. De seguida, o arguido partiu uma garrafa de cerveja contra a parede, colocando-a em riste e disse ao Luís Ferreira: “Tu ficas já aqui, filho da puta!”, espetando-lhe a garrafa na têmpora. Este facto obrigou-o a internamento hospitalar, causando-lhe uma ferida que resultou numa cicatriz de 7 centímetros.

Na ocasião, José Miranda apresentava uma taxa de alcoolémia de 1,44 g/l.

Continuar a ler

Barcelos

Consternação em Barcelos pela morte de jovem em acidente com ambulância

Diana Rego tinha 25 anos

em

Foto: DR

Diana Rego, de 25 anos, não resistiu aos ferimentos depois de ter colidido com uma ambulância e embatido contra o muro de uma habitação, ao final da manhã deste sábado, na freguesia de Cossourado, em Barcelos.

Mulher de 25 anos morre em colisão com ambulância em Barcelos

A jovem, natural de Panque, seguia ao volante da sua viatura, a caminho da freguesia de Silva, onde trabalhava numa pastelaria, quando, por razões desconhecidas, entrou em despiste, colidindo com uma ambulância INEM alocada aos Bombeiros de Barcelos, que circulava na direção oposta.

Foto: Vitor Vasconcelos / O MINHO

Após embater na ambulância, acabou por embater frontalmente contra uma parede, perdendo a vida quase de imediato.

Familiares da jovem receberam acompanhamento de uma equipa de psicólogos do INEM.

Foto: Vitor Vasconcelos / O MINHO

No auxílio estiveram os Bombeiros de Barcelos, meios do INEM e a GNR.

A Estrada Nacional 204 esteve cortada ao trânsito para as operações de socorro, sendo reaberta ao início da tarde deste sábado.

Foto: Vitor Vasconcelos / O MINHO

Ainda não há data para as cerimónias fúnebres.

Continuar a ler

Populares