Seguir o O MINHO

Braga

Braga recebe 150 atletas de 10 países diferentes na I Copa Ibero-Americana de karaté

em

No próximo sábado, dia 8 de outubro, a Copa Ibero-Americana de Karaté traz à cidade de Braga alguns dos melhores atletas mundiais da modalidade, informou hoje a autarquia bracarense. A iniciativa que decorre no âmbito da Capital Ibero-Americana da Juventude (CIAJ) é organizada pelo Município de Braga em colaboração com a Federação Nacional de Karaté, a Universidade do Minho e a Associação Wado Internacional Karaté Portugal, envolvendo cerca de 150 agentes desportivos oriundos de dez países das respectivas selecções do espaço Ibero-Americano, estando garantida a presença de vários campeões do mundo.

sameiro-araujo-i-copa-karate

“Este é um evento criado de raiz no âmbito da Capital Ibero-Americana e vai trazer a Braga alguns dos melhores praticantes da modalidade. Nos últimos anos Braga tem tido um incremento desportivo muito acentuado e o Karaté é das modalidades que mais cresceu quer em termos de eventos realizados, quer em número de praticantes”, referiu Sameiro Araújo, vereadora do Desporto e Juventude do Município de Braga, durante a apresentação do evento que decorreu esta segunda-feira, 3 de uutubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga.

A competição, que irá decorrer na Universidade do Minho, vem “cimentar a ligação e o apoio do município bracarense a todas as modalidades, de forma a tornar Braga uma cidade cada vez mais ecléctica, tanto em eventos desportivos como em modalidades praticadas”, salientou a vereadora, lembrando que “aquando da realização da Carta Desportiva de Braga, em 2014, esta modalidade tinha cerca de 420 atletas federados, e desde então esse número não parou de crescer e com resultados desportivos muito positivos, facto que nos deixa muito orgulhosos”.

copa-ibero-americana-de-karate

Numa altura em que o Karaté vive efusivamente a inclusão no programa Olímpico de Tóquio 2020, este evento assume-se de grande importância para o seleccionador nacional da modalidade. Segundo Joaquim Gonçalves, a Copa Ibero-Americana irá atingir “um nível de excelência, muito por fruto da qualidade e características dos atletas que vão competir”.

Como explicou o seleccionador, “no próximo Sábado estará em Braga a elite do Karaté Mundial e, uma vez que o Campeonato do Mundo da modalidade irá decorrer no final do mês, na Áustria, algumas selecções vão permanecer na Cidade até 23 de Outubro e farão a sua preparação para a competição aqui em Braga. Nesse sentido, foi criado um centro de treino em parceria com a Câmara, com a Universidade e com alguns ginásios da Cidade, de forma a dar todas as condições para que estes atletas possam prosseguir com os treinos”, concluiu Joaquim Gonçalves.

Esta Copa Ibero-Americana de Karaté contará com a presença de 105 atletas do escalão absoluto oriundos de Portugal, Espanha, Andorra, Nicarágua, El Salvador, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Equador. Marrocos também estará presente como país convidado, fruto das fortes ligações com países do espaço Ibero-Americano e do nível de excelência dos seus praticantes, que são uma referência a nível mundial.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Braga

Cerca de 30 mil pessoas assistiram ao concerto de Mariza no Bom Jesus

Homenagem à classificação do santuário como Património Imaterial da UNESCO

em

Foto: Divulgação/Confraria Bom Jesus

Segundo a Confraria do Bom Jesus do Monte, perto de 30 mil pessoas estiveram concerto da fadista Mariza no local, que celebrou esta sexta-feira a inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO.

Varico Pereira, da Confraria do Bom Jesus do Monte, referiu que se tratou da verdadeira “festa do Património Mundial” em que o Bom Jesus prestou uma homenagem todos os bracarenses e amigos do Bom Jesus.

Foto: Divulgação/Confraria Bom Jesus

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

A fadista disse ainda que era uma “honra participar nesta data especial” e agradeceu às milhares de pessoas por se terem deslocado ao Bom Jesus para “ouvir cantar em português”.

Este concerto serviu para homenagear a classificação do santuário como Património Imaterial da UNESCO, uma das mais altas distinções para o património a nível mundial.

Continuar a ler

Braga

Casa da Arquitectura inaugura primeira exposição retrospetiva sobre Souto de Moura

Arquiteto do Estádio Municipal de Braga

em

Foto: DR/Arquivo

A Casa da Arquitectura vai inaugurar, a 18 de outubro, a exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”, a primeira dedicada em exclusivo ao percurso do arquiteto, patente até setembro de 2020, anunciou hoje a instituição.

“Esta é a primeira mostra monográfica dedicada a Souto de Moura e a maior realizada até à data pela Casa da Arquitectura”, concebida a partir do acervo aí depositado pelo Prémio Pritzker 2011, adiantou a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, à agência Lusa.

A exposição tem curadoria do historiador de arquitetura Francesco Dal Co, do Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza, e do arquiteto Nuno Graça Moura, permitindo “uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses”, escreve a Casa da Arquitectura, no ‘dossier’ de apresentação da mostra.

Trata-se da “primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio transato, composto por 604 maquetes, cerca de 8.500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos”, universo a partir do qual foram selecionados “cerca de 40”, para a exposição.

A mostra vai “‘invadir’ a Casa da Arquitectura”, segundo a instituição: “Irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados. O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou qualquer omissão”.

Será publicado um catálogo, numa edição conjunta da Casa da Arquitectura e da Yale University Press, com ensaios dos arquitetos Álvaro Siza (Prémio Pritzker 1992), Carlos Machado, Francesco Dal Co, Giovanni Leoni, Jorge Figueira, Nuno Graça Moura e Rafael Moneo.

A par da exposição, será desenvolvido um programa de atividades paralelas, que contempla conferências, debates, visitas guiadas e outras disciplinas (como a música, através de concertos, por exemplo), concebido pelos curadores e pelo diretor da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio.

No passado dia 06 de maio, quando assinou o contrato de depósito do acervo, Souto de Moura disse ter optado pela Casa da Arquitectura, seduzido pelo facto de poder “participar na criação das coisas”.

“As outras [instituições que recebem acervos de arquitetura] são autênticos jazigos e lamento que a obra do [arquiteto Fernando] Távora esteja encerrada”, disse então.

A carreira de Eduardo Souto de Moura soma perto de 40 anos e mais de uma dezena de prémios, como o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, atribuído no ano passado, e o Pritzker, o “Nobel da arquitetura”, em 2011, pelo conjunto da obra.

Entre outras distinções, recebeu o Prémio da X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo, em 2016, o Prémio Wolf de Artes, de Israel, em 2013, o Prémio Pessoa, em 1998, e o Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte – Portugal, em 1996.

Em abril, nos Estados Unidos, a sua carreira foi reconhecida pela Academia Americana de Artes e Letras, com o Prémio Arnold W. Brunner 2019.

A Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, o Estádio Municipal de Braga, a Torre Burgo, no Porto, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, a remodelação do Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, os interiores dos Armazéns do Chiado, em Lisboa, contam-se entre os seus projetos, assim como o pavilhão da Serpentine Gallery, nos jardins Kensington, em Londres, feito em parceria com Álvaro Siza, com quem iniciou a carreira, em 1981.

A apresentação pública da exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” será realizada no dia 16 de outubro, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, no distrito do Porto.

Continuar a ler

Braga

Dia do Brasil em Braga juntou milhares

No Parque da Ponte

em

Foto: Divulgação/CM Braga

Os brasileiros de Braga puderam matar as saudades do país este sábado, no Parque da Ponte. A primeira edição do Dia do Brasil decorreu no local com organização da Associação UAI-União, Apoio e Integração.

Cerca de 5 mil pessoas estiveram no local e fizeram filas nas barracas temáticas com gastronomia regional, com comidas como churrasco gaúcho, queijo de coalho, coxinha, açaí, acarajé, pão de queijo e pastel de feira.

Foto: Divulgação/CM Braga

Foto: Divulgação/CM Braga

Foto: Divulgação/CM Braga

Foto: Divulgação/CM Braga

Foto: Divulgação/CM Braga

Foto: Divulgação/CM Braga

Foto: Divulgação/CM Braga

O evento, que contou com a presença do presidente da Câmara municipal de Braga, Ricardo Rio, e do vereador Altino Bessa, e de Firmino Marques, vice-presidente da Câmara e candidato a deputado, teve como objectivo a representação das regiões daquele país não só pela sua gastronomia, mas também com música, dança e das diversas manifestações culturais, como capoeira e carimbó.

O Dia do Brasil em Braga com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da União de freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

Continuar a ler

Populares