Braga pode vir a ter sistema de bicicletas partilhadas

O ‘Bike Sharing’ poderá chegar à cidade de Braga num futuro próximo. Mário Meireles, um dos responsáveis pela Associação Braga Ciclável, assumiu, em declarações à RUM, que há fundos comunitários destinados para esta valência.

“Os fundos comunitários apontam para isso, agora há previsão de período de candidaturas, para depois se efectuar o projeto e julgo que sim, há capacidade, há desejo, e há efetivamente mercado para instalar o Bike Sharing”, afirmou Mário Meireles.

Para o responsável, este sistema de bicicletas partilhadas é um bom caminho para a promoção da modalidade ciclável.

“Faz todo o sentido para promover a modalidade ciclável, é um meio de transporte público diferente e terá que ser obviamente integrado com a nossa rede de transportes públicos, permitindo com o mesmo bilhete utilizar a rede de transportes em autocarro e a rede de transportes em bicicleta. É um projeto que tem todas as pernas para andar. Espero que saia do papel”, referiu.

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, não descartou a hipótese, afirmando que esta ideia poderá ser integrada no vasto conjunto de iniciativas de promoção de mobilidade sustentável que o município está a preparar.

“O município tem um plano de desenvolvimento da extensão das ciclovias nos próximos anos, estamos a tentar criar mais condições para o parqueamento de bicicletas no centro da cidade e estamos a trabalhar vários projectos com outras instituições, nomeadamente com a Universidade do Minho, para incentivar a utilização da bicicleta”, realçou.

O que é o ‘Bike Sharing’?

‘Bike Sharing’ é um sistema onde várias bicicletas são fornecidas para uso público. Este serviço poderá ser gratuito ou funcionar sob a forma de aluguer.

O exemplo de Santarém

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x