Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’ com 18 projetos em votação

em

Arranca esta terça-feira, 15 de setembro, o período de exposição e votação das propostas apresentadas no âmbito do Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’, que prevê uma dotação orçamental de 75 mil euros.

De acordo com comunicado da Câmara Municipal de Braga, esta iniciativa do Município de Braga, em articulação com o Conselho Municipal de Juventude, pretende “aproximar os cidadãos mais jovens dos órgãos de decisão, promover o diálogo e participação de todos na definição das políticas públicas e auscultar os jovens acerca dos projetos que gostariam de ver implementados na sua Cidade”.

Para a vereadora Sameiro Araújo, o “diálogo entre os cidadãos e o poder autárquico constitui um eixo fundamental para o desenvolvimento de uma cidade”. Por isso, acrescenta, “a participação de todos na escolha e definição das políticas públicas é não só um direito de todo o cidadão, como também um direito constitucionalmente consagrado”.

Em votação estão 18 projetos que têm como público-alvo preferencial a população mais jovem do Concelho de Braga. Os projetos do Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’ vão ser submetidos, a partir desta terça-feira, à votação dos jovens em escolas secundárias, na Universidade do Minho e no GNRation, conforme o seguinte calendário:

·         15 Setembro – Universidade do Minho | Campus de Gualtar;

·         16 Setembro – Alfacoop | Ruílhe;

·         17 Setembro – Escola Profissional de Braga;

·         21 Setembro – Escola Secundária Carlos Amarante;

·         22 Setembro – Escola Secundária Alberto Sampaio;

·         24 Setembro – Universidade do Minho | Campus de Gualtar;

·         25 Setembro – GNRation;

·         26 Setembro – GNRation;

·         28 Setembro – Escola Secundária Sá de Miranda;

·         29 Setembro – Escola Secundária D. Maria II;

·         30 Setembro – GNRation.

orcamento tu decides

A votação dos projetos, que decorre até 30 de setembro, é aberta a todos os jovens entre os 16 e os 35 anos de idade residentes, estudantes ou trabalhadores no Concelho de Braga. Para votar, é necessário apresentar o Cartão de Cidadão e um comprovativo de que reside, estuda ou trabalha no Concelho.

As propostas com mais votos deverão ser implementadas pelos proponentes, mediante auxílio e supervisão do Município de Braga. A apresentação dos resultados e previsão em sede de Orçamento Geral da Câmara Municipal de Braga está agendada para o mês de outubro.

Cada um dos 18 projetos em votação pode ser conhecido em pormenor através da Página de Internet do Município

Populares