Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Onda solidária para ajudar o Tomás já angariou 200 mil euros

Solidariedade

em

Foto: DR

A onda solidária que se gerou ao longo desta semana para ajudar o pequeno Tomás a conseguir pagar tratamentos no estrangeiro contra uma forma de cancro agressiva já angariou 200 mil euros, anunciou há pouco a família.


O pequeno Tomás, de 7 anos, precisa de ajuda financeira para conseguir fazer um tratamento a um cancro no estrangeiro. Para esse efeito, foi criada uma conta solidária para ajudar os pais, residentes no concelho de Braga.

Os pais explicam que, no passado dia 20 de setembro de 2019, o Tomás foi diagnosticado com um neuroblastoma, um cancro agressivo e invasivo. Passados alguns dias, a 01 de outubro, foi-lhe ainda diagnosticada uma amplificação de MYCN, a forma “mais terrível, agressiva e invasiva de cancro” dentro do neuroblastoma.

Após vários tratamentos em Portugal, tudo parecia estar bem encaminhado para a recuperação do menino, mas, na passada semana, caiu “uma bomba” na vida daquela família, ao perceberem que o mesmo cancro tinha voltado.

“O atordoamento, a dor esmagadora fizeram parte deste dia. Tínhamos passado por tantas provações, o Tomás já sofreu tanto com tantos tratamentos e afinal os tratamentos em Portugal revelaram-se ineficazes porque o cancro voltou”, desabafam os pais, que decidiram “não desistir”.

“Afinal, sempre fomos voluntários em mil e um projetos solidários, sempre fomos aqueles que ajudavam e não pediam ajuda”, indicam os pais, acrescentando que foram sempre recusando ajuda ao longo do último ano.

No entanto, a situação alterou-se, e agora o objetivo da família é conseguir levar o Tomás a Barcelona e aos Estados Unidos da América para fazer tratamentos que têm “um custo avultadíssimo”.

Os pais revelam que o pequeno Tomás já passou por oito ciclos de quimioterapia, uma cirurgia altamente invasiva, um autotransplante que o confinou num quarto durante mês e meio, vários ciclos de radioterapia e três ciclos de imunoterapia

“Ainda assim recuperava sempre e sorria. É um lutador e merece que lutemos por ele”, escrevem os pais.

“Assim, por muito difícil que seja para nós, estamos a pedir a ajuda que cada um puder e quiser dar para que possamos ir com o Tomás para Barcelona e Estados Unidos fazer os tratamentos orientados em concordância com a equipa clínica que acompanha o Tomás no IPO do Porto e que podem salvá-lo para dar seguimento aos seus sonhos de ser jogador de futebol e de aprender artes marciais para ensinar a mana Constança”, acrescentam.

Os donativos podem ser feitos através do IBAN PT50 0007 0000 0051 0803 9412 3.

Anúncio

Braga

Igreja celebra hoje o dia de S. Geraldo, padroeiro da cidade de Braga

Religião

em

Foto: DR

A 05 de dezembro a diocese de Braga celebra a festa litúrgica de São Geraldo, antigo bispos de Braga que hoje é considerado santo pela instituição. São Geraldo é, ainda, o padroeiro da cidade, que por este dia ornamentava a capela em sua honra com frutas para uma celebração apoiada pelas escolas do concelho.

Ficou na história por ser dos dois primeiros arcebispos de Braga, em conjunto com Pedro de Braga, controlando dioceses desde o topo da Galiza até Viseu. De acordo com a nota biográfica da Arquidiocese de Braga, efetuou um conjunto de reformas a nível eclesiástico, moral e administrativo, reorganizando a escola da catedral e o cabido, continuando as obras da Sé, recuperando bens eclesiásticos usurpados e reformando o culto e a liturgia com a introdução do rito romano, conseguindo ultrapassar os focos de resistência anti-romana na sua diocese.Morreu em 1108.

Neste dia, e embora não seja celebrado pela diocese, mas sim no resto do país, celebra-se ainda Frutuoso de Dume, São Frutuoso, monge e bispo do século VII (sete), que até hoje é venerado como santo. Em 1102, o seu corpo terá sido roubado, enquanto relíquia, da freguesia de Dume, e levado para a catedral de Santiago, onde foi enterrado na cripta com uma cerimónia solene. Esse momento ainda é celebrado pela catedral de Compostela a 16 de dezembro. No entanto, as relíquias de S. Frutuoso regressaram a Braga em 1966, cerca de 864 anos depois de terem sido levadas.

Continuar a ler

Braga

Concelho de Braga com mais 152 casos e três mortos em 24 horas

Dados locais

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

O concelho de Braga regista hoje 8.064 casos acumulados desde o início da pandemia, mais 152 desde ontem.

Estes números foram apurados por O MINHO junto de fonte local da saúde atualizados às 17:00 desta sexta-feira.

Hoje não nos foi possível apurar o número de casos ativos uma vez que o número de casos recuperados ainda se encontrava em atualização.

Há 110 óbitos a lamentar, mais três do que na quinta-feira.

Também não foi possível divulgar o número de pessoas em isolamento.

Continuar a ler

Braga

Mercado de Braga reabre amanhã com ‘nova cara’. Veja como é o novo espaço

Investimento de 6 milhões

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O novo Mercado Municipal de Braga é inaugurado este sábado, pelas 11:00, numa cerimónia que contará com a presença do presidente da Câmara, Ricardo Rio. O MINHO já visitou o Mercado e mostra-lhe como ficou este novo espaço.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A nova ‘Praça’ resulta da requalificação integral do Mercado Municipal, num investimento de 6 milhões de euros, aos quais se juntam 500 mil em equipamentos.

Trata-se de um dos projetos considerados “prioritários para a cidade” pelo executivo.

Continuar a ler

Populares