O centro de comercial Nova Arcada, em Braga, concluiu a instalação de 2.164 painéis solares, com uma potência total de 1.201,02 kWp, foi hoje anunciado.
Desenvolvido sob um modelo de investimento PPA (Power Purchase Agreement), este projeto vai permitir ao Nova Arcada produzir aproximadamente 1.531 MWh de energia, o que representa “uma redução de 34% da energia consumida da rede”.
Em comunicado, o ‘shopping’ localizado na freguesia de Dume refere que este é “mais um importante passo no seu compromisso com a sustentabilidade ambiental”.
A instalação foi operada através da Greenvolt Next, empresa do Grupo Greenvolt, “líder no segmento de geração distribuída de energia renovável”.
Esta medida insere-se na “estratégia contínua do centro comercial para promover a eficiência energética, reduzir a pegada ecológica e construir um futuro mais sustentável”.
Com este investimento, o Nova Arca estima evitar a emissão de cerca de 303 toneladas de CO2 equivalente por ano.
“A implementação desta tecnologia representa mais que uma melhoria na eficiência operacional: é uma expressão clara da nossa responsabilidade ambiental e da visão que temos para o futuro. Queremos continuar a ser uma referência não só enquanto espaço comercial, mas também como promotores de práticas sustentáveis e inovadoras”, refere Filipa Lopes, diretora do Nova Arcada.
Já Pedro Lavareda de Carvalho, Managing Partener da Greenvolt Next em Portugal, sublinha que o retalho tem um “papel crucial na transição energética”.
“Este projeto com o Nova Arcada mostra como é possível aliar sustentabilidade e eficiência, reduzindo custos e emissões carbónicas. A nossa missão, na Greenvolt Next, é precisamente essa: ajudar empresas a consumir energia de forma mais inteligente e responsável”, nota, citado em comunicado.