Faleceu hoje em Braga, aos 68 anos, após doença súbita que se manifestou há dias, o médico Henrique Manuel da Silva Botelho, que, em 2016, foi nomeado – pela antiga ministra da Saúde, Marta Temido – Coordenador Nacional para a Reforma Cuidados Saúde Primários.
Era Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1982), com o grau de Consultor da carreira médica de Clínica Geral (1998) e de Assistente graduado sénior (2010), tendo a competência em Gestão de Serviços de Saúde atribuída pela Ordem dos Médicos (2004).
Foi Diretor do Centro de Saúde de Terras de Bouro (1996—2009). Integrou inúmeros grupos de trabalho e coordenou vários projetos na área dos Cuidados Primários tendo sido Coordenador da Equipa Regional de Apoio e Acompanhamento (Norte)/Missão para os Cuidados de Saúde Primários — MCSP (2005-2008).
No âmbito da MCSP, integrou múltiplos grupos de trabalho e redatoriais responsáveis pela conceção de vários textos e legislação.
Médico no Centro de Maximinos
Fez parte da equipa da USF (Unidade de Saúde Familiar) Manuel Rocha Peixoto, de Maximinos, em Braga constituída em 2009 e foi Diretor Executivo do ACeS Ave I — Terras de Basto (2009-2012). Foi autor e coautor de múltiplos textos e artigos publicados em Portugal e no Brasil, com mais de 60 comunicações em conferências, seminários, mesas redondas e debates em Portugal, Cabo Verde, Espanha, Brasil, Uruguai, Canadá (Québec) e mais de 20 participações em moderação de painéis, colóquios e mesas redondas.
No seu percurso englobam-se também atividades docentes realizadas na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina do Porto, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Católica Porto Business School e é assistente convidado para a área da Saúde Comunitária da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho (desde 2010).