Braga em aliança de municípios para instalar polo do Centro Europeu de Música em Portugal

Braga em aliança de municípios para instalar polo do centro europeu de música em portugal
Foto: Thiago Correia / O MINHO / Arquivo

Braga e outros seis municípios portugueses estabeleceram hoje em Mafra um acordo para instalarem a extensão portuguesa do Centro Europeu de Música (CEM) e cooperarem na programação cultural.

O acordo foi assinado pelos municípios de Braga, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Grândola, Lisboa, Mafra e Porto.

“O que se está a passar é único e exemplar com presidentes de câmara a estabelecerem uma aliança em torno da música”, disse o presidente do Centro Europeu de Música, Jorge Chaminé, na cerimónia de apresentação do projeto e de assinatura do memorando de entendimento.

A secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, elogiou a “admirável conjugação de esforços dos vários municípios”, defendendo que “é uma aliança ambiciosa”.

“Queremos cooperar no propósito comum de reforçar os programas culturais nos nossos territórios e queremos fazê-lo através do CEM”, afirmou o presidente da câmara de Mafra, Hélder Sousa Silva, acreditando que a aliança estabelecida “vai dar frutos”.

O presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, defendeu que a “cultura é o que permite atingir o desenvolvimento que [se pretende] e combater o obscurantismo”.

O CEM vai constituir-se como um espaço de investigação e inovação a partir da música e nesta fase conta já com três programas, em desenvolvimento: Via Scarlatti, Música e Oceanos e Música e Ecologia.

No âmbito do Via Scarlatti, “Passarola” é o primeiro projeto de pesquisa e criação cultural, que foi hoje apresentado.

Os músicos Pedro Emanuel Pereira, Vítor Joaquim e Rui Gato juntaram-se e, a partir da Sonata em si menor K.87 de Scarlatti, criaram uma obra musical e visual, numa abordagem que junta a música de Scarlatti e o “Memorial do Convento”, de José Saramago, que romanceia o momento em que Scarlatti vê pela primeira vez a ‘Passarola’, invenção do padre português Bartolomeu de Gusmão.

O CEM vai ficar sediado em Mafra dada a relação histórica entre esta vila e a música, que remonta à construção do Palácio Nacional de Mafra, e a futura instalação nesta vila do Museu Nacional da Música, do polo de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e do Arquivo Nacional do Som, que reforçam essa ligação.

Contudo, o CEM vai ter uma programação a abranger diversos territórios nacionais e vai funcionar em articulação com as cidades parceiras.

Concebido pelo português Jorge Chaminé como uma “iniciativa musical, pedagógica, científica e cultural” de caráter inédito na Europa, o Centro Europeu de Música está localizado no subúrbio parisiense de Bougival.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Costa afirma que guterres tem sido “exemplar" e envia-lhe mensagem de solidariedade

Costa afirma que Guterres tem sido “exemplar" e envia-lhe mensagem de solidariedade

Próximo Artigo
Filigrana da póvoa de lanhoso deslumbra em lisboa

Filigrana da Póvoa de Lanhoso deslumbra em Lisboa

Artigos Relacionados