Braga: Hospital Privado constrói novo bloco com nove pisos

Projeto do Trofa Saúde votado na Câmara

O Município de Braga debate e vota, esta segunda-feira, em reunião de executivo de vereadores, um pedido de informação prévia (PIP) apresentado pela empresa H.P.B. -Hospital Privado de Braga, S.A, do grupo Trofa Saúde, para ampliar a unidade de saúde, existente em Nogueira.

O projeto foi avaliado positivamente pela Divisão de Projetos Estratégicos da Autarquia: “não se vê inconveniente, do ponto de vista urbanístico, à emissão de informação prévia favorável condicionada nos termos dos pareceres apresentados”, diz.

O Hospital prevê, assim, a demolição da área de estacionamento existente a nascente para a construção de um novo bloco hospitalar com nove pisos, dois deles subterrâneos, bem como a ampliação do atual edifício.

A memória descritiva anexa à proposta, explica que a ampliação do hospital, em funcionamento desde outubro de 2010 – e construído pela antiga Britalar – , “é essencial” para acudir à “crescente procura” por parte dos doentes e para tirar partido dos “acessos privilegiados do espaço”, que possibilitam um “fácil acesso a partir das cidades vizinhas”.

“Tendo em conta as restrições impostas pela construção existente, as vias distribuidoras e a legislação aplicável, propõe-se a demolição da bolsa de estacionamento a nascente para a criação de um novo bloco hospitalar composto por nove pisos, sendo três deles destinados a estacionamento e os restantes a complementar a área hospitalar”, lê-se no projeto.

Ampliação da área hospitalar

O documento refere, ainda, que a operação urbanística “procura a ampliação da área hospitalar dentro dos limites do prédio, num edifício adossado ao existente”, mas que permitirá à unidade funcionar “de forma unificada e eficiente num bloco único”. O objetivo é “manter a continuidade do construído, complementando o existente”.

Por isso, em função das obras de ampliação, no edifício atual serão também realizadas várias alterações, nomeadamente a criação de dois pisos na área hospitalar – que seguirão a morfologia dos existentes – e de um novo piso subterrâneo (menos dois) para aparcamento de viaturas. Ao todo, de acordo com o projeto, o hospital ficará com 381 lugares de estacionamento, mais 112 do que tem atualmente.

O grupo Trofa Saúde, gerido por António Vila Nova, o maior do Norte no ramo e um dos maiores do país, tem oito hospitais privados – um deles em Braga – e cinco clínicas médicas, duas delas em Braga.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x