O Caminho de Santiago é o tema de uma exposição patente no Posto de Turismo de Fátima, no concelho de Ourém, que mostra um vasto conjunto de objetos e fotografias relacionados com a peregrinação jacobeia, organizada pela Associação Espaço Jacobeus.
“Não passes pelo Caminho… Deixa antes que o Caminho passe por ti” é o título da mostra, concebida para levar os visitantes a seguirem “as famosas setas amarelas, como se fossem peregrinos, conhecendo um percurso que nunca acaba”, explicou a delegada da AEJ em Fátima, Carina Frazão.
“Assim que terminamos um caminho, já estamos a preparar outro”, adiantou a peregrina durante a inauguração da exposição, no sábado, dia 21, dando como exemplo objetos expostos tradicionalmente usados pelos peregrinos: o cajado, a cabaça, a mochila e a credencial.
A exposição, que resulta de uma parceria entre a AEJ, o Turismo Centro de Portugal e o Município de Ourém, é constituída por peças que integram o espólio da associação ou que foram cedidas por peregrinos para esta iniciativa.
Os visitantes podem observar fotografias dos diferentes caminhos de Santiago e do património que atravessam, objetos relacionados com a peregrinação jacobeia, imagens, símbolos e estatuetas de Santiago. Há ainda um conjunto de histórias ilustradas de peregrinos, recordações, peças de artesanato e o pote da típica queimada galega.
Para o presidente da AEJ, António Devesa, “esta exposição é um desafio a quem visita o posto de turismo para iniciar a preparação do Caminho de Santiago”. “Quem começar a ler os testemunhos, a ver as fotografias, a observar o património exposto, perceberá melhor o que é o Caminho e se vai ao encontro dos seus desejos”, salientou.
“Este evento foi um sonho agora concretizado. Isto prova que, trabalhando juntos, conseguiremos alcançar muito. Agora, quem vem a Fátima tem a oportunidade de ver a exposição, num centro estratégico de peregrinações, logo no lugar ideal”, acrescentou o presidente da AEJ.
O diretor do Núcleo de Informação Turística (NIT) do Turismo Centro de Portugal, Carlos Figueiredo, considerou “a mostra fantástica, que precisa de ser divulgada e servir como um motivo de aproximação das pessoas e de partilha de conhecimento”.
Por seu turno, a vice-presidente do Município de Ourém, Isabel Costa, destacou a importância da exposição para a divulgação do Caminho de Santiago, na medida em que “muitas vezes, a ideia de que as pessoas já sabem o que é não corresponde à realidade”.
A vereadora confessou, por outro lado, que “não tinha noção do impacto que o Caminho de Santiago tem no Concelho de Ourém”, garantindo que agora, com a tomada de consciência deste facto, o município “vai envolver-se mais”.
A exposição “Não passes pelo Caminho… Deixa antes que o Caminho passe por ti” está patente até dia 3 de novembro, de segunda a sexta, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
A Associação Espaço Jacobeus – Confraria de São Tiago foi fundada em 2004 e tem 800 associados. É uma organização católica com sede em Braga, que “preserva, na sua essência, o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, de todas as raças e credos, congregando nas suas atividades pessoas de diferentes fés e fundamentações humanísticas”.
Em 2006, foi oficialmente reconhecida pela Arquidiocese de Braga e agregada à Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, com sede em Santiago de Compostela.