O Executivo Municipal de Braga debate e vota, esta segunda-feira, em reunião, uma proposta do pelouro da Juventude que prevê um apoio de 200 euros a cada um dos 18 concorrentes ao VI Concurso Jovens Criadores 2024.
A vice-presidente da Câmara, Sameiro Araújo diz, no documento, que tal apoio tem em conta os custos de produção: “este Concurso é uma iniciativa que tem como propósito fundamental estimular e impulsionar o espírito criativo e inovador dos jovens na área da moda, designadamente no vestuário”.
E acrescenta: “Esta atividade desafia os jovens a darem largas à sua imaginação na criação de peças de vestuário inspiradas na temática a concurso, tendo sido nesta Edição “As Artes”. No âmbito do Concurso, e nos termos das Normas de Participação, a seleção final das propostas é da competência do júri; Funda-se na apreciação dos critérios: Adequação do tema, Originalidade e criatividade dos coordenados, Qualidade técnica de execução e Materiais utilizados”.
A autarca salienta, ainda, que as Normas de Participação anteriormente aprovadas na Câmara previam que o apoio abrangesse 15 criadores, só que, na atual edição, decidiu-se subir esse número para 18, “tendo em conta os critérios determinados e a qualidade das propostas apresentadas”. Os escolhidos participarão na Gala final do evento.
São desígnios do Concurso Jovens Criadores os de “estimular e impulsionar o espírito criativo e inovador dos jovens na área da moda, bem como valorizar e premiar a originalidade, a qualidade e o talento”.