Braga: Cruz Vermelha assinala 35 anos de Emergência

Com demonstração de meios e atividades desenvolvidas.
Braga: cruz vermelha assinala 35 anos de emergência
Foto: O MINHO

A Estrutura Operacional de Emergência (EOE), antiga Unidade de Socorro, da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, que está a assinalar os seus 35 anos de existência, realiza durante a tarde deste sábado, um exercício-simulacro, na Rua do Raio, no centro da cidade de Braga, com demonstração de meios e atividades desenvolvidas.

A equipa de Socorro e Transporte da EOE de Braga é constituída por 70 voluntários e 13 colaboradores assalariados, sendo coordenada por Ana Sofia Peixoto, segundo a qual “o voluntariado é uma das forças desta organização e um dos princípios fundamentais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e que se afirma e enaltece no serviço da emergência”.

Braga: cruz vermelha assinala 35 anos de emergência
Manuel Rodrigues. Foto: DR

Ana Sofia Peixoto disse ainda a O MINHO que “os voluntários da Estrutura Operacional de Emergência são excecionais pelo seu profissionalismo, dedicação e esprito de equipa e estes aspetos fazem toda a diferença nos resultados”.

É esta equipa que todos os dias responde aos mais variados serviços, desde transferências inter-hospitalares, transportes particulares, transportes de utentes para clinicas de fisioterapias, dá resposta à emergência pré-hospitalar, sendo ativada pelo INEM.

Presta ainda apoio médico sanitário em eventos públicos, de caráter desportivo, cultural, musical, religioso e social como por exemplo maratonas, jogos de futebol, concertos, peregrinações, festas populares e atos sociais.

Tendo no ano de 2018 realizado 6.895 Transferências hospitalares e serviços ARS, 901 emergências médicas e 130 apoios médico-sanitário a eventos com a sua frota que envolve uma ambulância medicalizada, três ambulâncias de emergência e quatro viaturas de transporte de doentes não urgentes.

Em articulação com a Coordenação Nacional de Emergência e outras entidades de socorro intervém em situações de catástrofe e de exceção.

Para sinalizar a data, Manuel Rodrigues da 1ª Escola da antiga Unidade de Socorro de Braga, voluntário há 35 anos, com a colaboração de uma equipa de antigos voluntários e colaboradores, estão a dinamizar alguns eventos que visam dar a conhecer a atividade desta valência, no sentido de homenagear as centenas de voluntários que de alguma forma deram o seu contributo no trabalho desenvolvido ao longo destes anos.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Plataforma `online´ para financiar greve dos enfermeiros atingiu meta de 400 mil euros

Plataforma `online´ para financiar greve dos enfermeiros atingiu meta de 400 mil euros

Próximo Artigo
Município de braga segue posição da comunidade do cávado e rejeita descentralização de competências

Município de Braga segue posição da Comunidade do Cávado e rejeita descentralização de competências

Artigos Relacionados