O projeto-piloto “School Bus Para Todos”, uma iniciativa dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), em colaboração com o Município de Braga, que pretende “implementar um novo modelo de transporte escolar especializado e adaptado às necessidades dos alunos do concelho”, começou a funcionar na última segunda-feira.
Nesta fase experimental, o serviço está a ser testado em três escolas do concelho — a EB 2/3 Mosteiro e Cávado, a EB 2/3 Frei Caetano Brandão e a Escola Secundária de Maximinos —, envolvendo rotas provenientes da zona de Ferreiros (Amarela, Misericórdia e Corredoura).
Em comunicado, os TUB indicam que o objetivo é “avaliar o funcionamento do serviço no terreno, de forma a identificar oportunidades de melhoria e garantir a operacionalização plena a partir do próximo ano letivo”.
O projeto “School Bus Para Todos” visa substituir, de forma progressiva, as linhas regulares que serviam a comunidade escolar por um Serviço Regular Especializado de Transporte Coletivo de Crianças dedicado, mais seguro, cómodo e eficiente.
As novas viaturas, devidamente identificadas com decoração própria, estão equipadas com cintos de segurança e contam com a presença de vigilantes a bordo. Todos os alunos viajam sentados, “reforçando a componente de segurança do serviço”.
“Acreditamos que o School Bus para Todos representa um salto qualitativo significativo no transporte escolar em Braga. Queremos garantir às crianças um serviço seguro, fiável e confortável, pensado à medida das necessidades dos alunos”, refere a administração dos TUB, citada em comunicado enviado às redações.
A implementação integral do “School Bus Para Todos” está prevista para o início do ano letivo 2025/2026, altura em que o projeto será alargado às restantes escolas do 2.º e 3.º ciclos (EB 2/3) do concelho de Braga.
A iniciativa representa um “investimento na modernização do transporte escolar, promovendo não só a segurança e o conforto dos alunos, como também a confiança das famílias e da comunidade educativa”.