Braga: Câmara e Freguesia unidas em prol do desenvolvimento de Gualtar

Braga: câmara e freguesia unidas em prol do desenvolvimento de gualtar

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga marcou presença, esta terça-feira, na apresentação da monografia da freguesia de Gualtar. A obra, intitulada ‘A Gesta de Gualtar’, é da autoria do paleólogo Bento Miranda Pereira, e trata-se de um estudo de pesquisa e investigação, apresentando referências históricas desde os primórdios da freguesia até aos dias de hoje.

 Segundo o presidente da Câmara de Braga, a freguesia de Gualtar tem evidenciado uma ‘grande evolução’ e acolhe diversas valências de grande relevância.

“Se recuarmos no tempo, verificamos as enormes transformações que a freguesia tem sofrido. Gualtar é hoje o espaço que acolhe uma das melhores universidades da europa e até do mundo, possui um hospital de excelência a nível nacional, tem equipamentos escolares de qualidade reconhecida e diversas entidades e associações que têm desenvolvido um trabalho notável, com a ambição de serem cada vez melhor”, enalteceu Ricardo Rio.

 O excelente relacionamento e coabitação institucional entre a Câmara Municipal e a Freguesia também foi um dos aspetos evidenciados pelo Edil, que, “através de um contacto quase diário”, tem permitido que “todos trabalhemos juntos por Braga e por Gualtar, na busca das melhores soluções para os problemas da população”.

 Nesse sentido, Ricardo Rio lembrou que para o futuro “são muitos os projetos que unem as duas instituições com o objetivo de melhorar as condições de vida dos gualtarenses”. Desde as obras na escola, o melhoramento dos equipamentos desportivos da freguesia, passando pelas questões urbanísticas e de trânsito, até ao projeto ‘Innovation Arena’, que pretende atrair mais investimento tecnológico para a Região, tudo se conjuga “para que Gualtar continue a evoluiu cada vez mais”.

 O dia para a apresentação da obra não foi escolhido ao acaso. O dia comemorativo de São Miguel, que se assinala a 29 de setembro, foi também o primeiro dia da freguesia de São Miguel de Gualtar. Disso mesmo deu conta João Nogueira, presidente da Junta de Freguesia de Gualtar, que dedicou, “com muito orgulho e satisfação”, a obra aos habitantes da freguesia.

“Esta obra é dedicada ao povo de Gualtar e hoje saudamos a memória e os grandes feitos dos nossos antepassados que contribuíram para que a freguesia atingisse o patamar que ocupa na atualidade”, referiu.

 “É com momentos como este que nós continuamos a construir Gualtar e esse sempre foi um sonho e um desígnio a seguir. Com esse sonho, cimentamos a coesão e a nossa identidade social e a desenvolver a freguesia”, referiu João Nogueira, enaltecendo a “excelente relação com a autarquia, que tem contribuído positivamente para ajudar a construir a freguesia de Gualtar”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ponte de lima descontente com criação de turmas mistas em escolas do concelho

Ponte de Lima descontente com criação de turmas mistas em escolas do concelho

Próximo Artigo
Barcelos: theatro gil vicente recebe o 28º festival de teatro

Barcelos: Theatro Gil Vicente recebe o 28º Festival de Teatro

Artigos Relacionados