Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Câmara e Freguesia unidas em prol do desenvolvimento de Gualtar

em

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga marcou presença, esta terça-feira, na apresentação da monografia da freguesia de Gualtar. A obra, intitulada ‘A Gesta de Gualtar’, é da autoria do paleólogo Bento Miranda Pereira, e trata-se de um estudo de pesquisa e investigação, apresentando referências históricas desde os primórdios da freguesia até aos dias de hoje.

 Segundo o presidente da Câmara de Braga, a freguesia de Gualtar tem evidenciado uma ‘grande evolução’ e acolhe diversas valências de grande relevância.

“Se recuarmos no tempo, verificamos as enormes transformações que a freguesia tem sofrido. Gualtar é hoje o espaço que acolhe uma das melhores universidades da europa e até do mundo, possui um hospital de excelência a nível nacional, tem equipamentos escolares de qualidade reconhecida e diversas entidades e associações que têm desenvolvido um trabalho notável, com a ambição de serem cada vez melhor”, enalteceu Ricardo Rio.

 O excelente relacionamento e coabitação institucional entre a Câmara Municipal e a Freguesia também foi um dos aspetos evidenciados pelo Edil, que, “através de um contacto quase diário”, tem permitido que “todos trabalhemos juntos por Braga e por Gualtar, na busca das melhores soluções para os problemas da população”.

 Nesse sentido, Ricardo Rio lembrou que para o futuro “são muitos os projetos que unem as duas instituições com o objetivo de melhorar as condições de vida dos gualtarenses”. Desde as obras na escola, o melhoramento dos equipamentos desportivos da freguesia, passando pelas questões urbanísticas e de trânsito, até ao projeto ‘Innovation Arena’, que pretende atrair mais investimento tecnológico para a Região, tudo se conjuga “para que Gualtar continue a evoluiu cada vez mais”.

 O dia para a apresentação da obra não foi escolhido ao acaso. O dia comemorativo de São Miguel, que se assinala a 29 de setembro, foi também o primeiro dia da freguesia de São Miguel de Gualtar. Disso mesmo deu conta João Nogueira, presidente da Junta de Freguesia de Gualtar, que dedicou, “com muito orgulho e satisfação”, a obra aos habitantes da freguesia.

“Esta obra é dedicada ao povo de Gualtar e hoje saudamos a memória e os grandes feitos dos nossos antepassados que contribuíram para que a freguesia atingisse o patamar que ocupa na atualidade”, referiu.

 “É com momentos como este que nós continuamos a construir Gualtar e esse sempre foi um sonho e um desígnio a seguir. Com esse sonho, cimentamos a coesão e a nossa identidade social e a desenvolver a freguesia”, referiu João Nogueira, enaltecendo a “excelente relação com a autarquia, que tem contribuído positivamente para ajudar a construir a freguesia de Gualtar”.

EM FOCO

Populares