Braga. Assembleia pede ao Governo despoluição do Rio Torto e da Ribeira de Panóias

A Assembeia da República recomendou ao Governo “uma intervenção urgente” no rio Torto e na Ribeira de Panóias, em Braga, tendo em atenção que os dois cursos de água estão poluídos, o que causa transtornos aos moradores.

A recomendação, publicada em Diário da República, pede ao Governo que instrua as entidades competentes para que estas identifiquem as fontes poluidoras da rede hidrográfica dos dois rios, e “promova as ações necessárias para responsabilizar contraordenacional e criminalmente as entidades que cometeram infrações graves em matéria ambiental”.

Exige ainda que tome as medidas necessárias para a despoluição, prevenindo a ocorrência de descargas poluentes e salvaguardando a qualidade de vida das populações.

Recorde-se que a poluição dos dois cursos de água tem sido um tema recorrente na vida concelhia, como sucedeu em 2014 quando um grupo de residentes foi à Assembeia municipal demonstrar o seu desagrado com os maus cheiros e a grande quantidade de mosquitos, que na primavera e verão, são gerados nas margens, pondo em risco a saúde pública.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x