Bombeiros de Guimarães pedem ajuda para comprar ambulância

Apelo à sociedade civil
Bombeiros de guimarães pedem ajuda para comprar ambulância

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) estão a fazer uma campanha em que apelam à sociedade civil para que os ajude a adquirir uma nova ambulância. A viatura é uma “necessidade urgente” da corporação, agravada pelo aumento do número de socorros durante a pandemia.

João Pedro Castro, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, sublinha que esta viatura que agora pretendem adquirir, se destina a substituir outra com 20 anos e que, das oito ambulâncias ao serviço na corporação, a última foi adquirida em 2016.

Bombeiros de guimarães pedem ajuda para comprar ambulância
Foto: Bombeiros de Guimarães

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães pretendem adquirir duas ambulâncias, sendo o custo de uma delas coberto pelo recente subsídio atribuído à Associação pela Câmara de Guimarães.

A viatura alvo da campanha tem um custo de 80 mil euros. Trata-se de uma ambulância com capacidade de transporte de doentes a necessitar de cuidados intensivos, nomeadamente ventilação artificial. O comandante da corporação, Bento Rodrigues, explica que apesar de a missão dos Bombeiros estar orientada para o socorro urgente, durante esta pandemia “tivemos que deitar a mão ao Hospital para ajudar a evacuar doentes para outras unidades”.

O presidente da Associação apela à colaboração da sociedade vimaranense, lembrando os custos adicionais que a emergência sanitária implica para os Bombeiros: material de desinfeção, equipamento de proteção, combustíveis. Bento Marques chamou a atenção para a dificuldade operacional, “agora todas as ambulâncias têm que regressar ao quartel para desinfeção, o que não acontecia antes”.

O comandante recordou ainda que a época de fogos se aproxima e que essa situação colocará ainda mais pressão sobre os BVG, já muito esforçados por tudo o que se passou ao longo deste último ano.

João Pedro Castro manifestou vontade de ter esta ambulância a operar em abril. A viatura será polivalente, como explica o comandante Bento Marques, “pode ser usada no socorro à população e com uma equipa de médico e enfermeiro pode transportar doentes com necessidade de cuidados intensivos”.

A esta iniciativa associam-se personalidades como a cantora Sofia Escobar, o futebolista André André (capitão do Vitória SC), a jornalista Estela Machado (RTP) e os atletas Dulce Félix e Manuel Mendes, o tenista João Sousa, o lutador Pedro Carvalho, o humorista Luís Vieira, os cantores populares Zé Amaro e Cláudia Martins, o escritor Pedro Chagas Freitas e Ricardo “Fox” Pacheco (e-sports) que gravaram vídeos de apelo a participação na campanha.

“Decidimos lançar este desafio à sociedade vimaranense… acreditamos que juntos vamos conseguir. Pequenas ajudas, por muito pequenas que sejam fazem diferença”, apela o presidente da Associação Humanitária dos BVG.

Os donativos podem ser feitos por transferência bancária para o NIB 0036 0220 9910 0013 3115 8, ou por MB Way 918 739 606.

Notícia atualizada às 17h29 com mais informação.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ue compra mais 300 milhões de doses de vacinas da moderna

UE compra mais 300 milhões de doses de vacinas da Moderna

Próximo Artigo
Autarcas criticam águas do alto minho. "tempo de dizer basta à enorme desilusão"

Autarcas criticam Águas do Alto Minho. "Tempo de dizer basta à enorme desilusão"

Artigos Relacionados