A Infraestruturas de Portugal adiantou o valor mínimo que uma viagem de alta velocidade entre Porto e Lisboa deverá custar, cerca de 25 euros por passageiro, considerando o número como “competitivo”.
O anúncio, feito pelo vice-presidente da IP Carlos Fernandes, e citado no Jornal Económico, esclarece que o objetivo principal do projeto é reduzir o tráfego aéreo e rodoviário entre as duas maiores cidades do país, buscando equilibrar a mobilidade.
Atualmente, refere o responsável, a linha ferroviária do Norte, que liga Porto a Lisboa, é a mais congestionada do país, com cerca de seis milhões de passageiros por ano. Em termos rodoviários, entre as duas cidades, o número é muito mais elevado: 120 milhões de viagens de carro. Já de avião o registo anual entre Porto e Lisboa é de cerca de milhão de passageiros.
Com a introdução da linha de alta velocidade, esclarece Carlos Fernandes, espera-se um aumento significativo no número de passageiros a nível ferroviário, reduzindo as viagens de carro mas sobretudo de avião, dada a rapidez do TGV.