BE defende que Hospital de Braga está melhor depois de ser só público

Be defende que hospital de braga está melhor depois de ser só público

A candidatura do Bloco de Esquerda no distrito de Braga considerou que o Hospital de Braga melhorou depois de ter acabado com a pareceria público-privada no passado ano de 2019, dando como exemplo o aumento de consultas e cirurgias.

A comitiva, encabeçada pelo médico Bruno Maia, considerou que “desde que passou para a gestão púbica, em 2019, o Hospital de Braga tem apresentado consistentemente parâmetros de desempenho que o colocam entre os melhores do seu grupo a nível nacional”.

“Aumentou o número de consultas e de cirurgias – a título de exemplo, refira-se que em 2023 o Hospital de Braga realizou mais de 40 mil cirurgias – e aumentou também o número de consultas médicas, de primeiras consultas, de consultas subsequentes bem como de atendimentos urgentes”, refere a candidatura, em comunicado.

“O Hospital de Braga está melhor desde o fim da PPP. Há mais 38% de consultas e cirurgias e a média de satisfação dos utentes é de 8,5/10. O Bloco reuniu com a comissão de trabalhadores que mostrou que os funcionários não querem a PPP de volta. O próprio tribunal de contas no seu relatório refere que a gestão da PPP funcionava em falência técnica e as listas de espera aumentaram. O Hospital de Braga tem de ser do SNS”, afirmou Bruno Maia, citado na mesma nota.

O Bloco diz ainda que “houve um aumento de 17 mil utentes nos últimos dois anos, sendo que as unidades têm sido capazes de de organizar e dar resposta a todos os utentes”.

Acrescenta que “o número de utentes sem médico de família no universo da ULS é baixo, cerca de 2000 utentes, situação que será ultrapassada em breve”.

“O Bloco de Esquerda saúda o empenho inexcedível de todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde, designadamente do Hospital de Braga e das unidades dos cuidados de saúde primários do distrito”, conclui a nota de imprensa.

A comitiva do Bloco de Esquerda foi constituída por Bruno Maia (médico e cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo distrito de Braga), Alexandra Vieira (professora), Cristina Andrade (psicóloga), Joana Neiva (psicóloga e investigadora) e João Carlos Macedo (enfermeiro e professor). 

As eleições legislativas estão marcadas para 10 de março.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresários do minho reuniram em famalicão para debater desenvolvimento sustentável

Empresários do Minho reuniram em Famalicão para debater desenvolvimento sustentável

Próximo Artigo
Alto minho tem 30 mil empresas e um volume de negócios de 6,4 mil milhões de euros

Alto Minho tem 30 mil empresas e um volume de negócios de 6,4 mil milhões de euros

Artigos Relacionados